terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Autores... Os culpados pelo nosso vício...

Resolvi fazer um TOP 5 dos autores que eu mais gosto, e explicar o por que da minha preferência:

1 : KLAUS TEUBER
Settlers of Catan, Domaine e Elasund

Pra mim com certeza o melhor dos autores, os jogos dele são divertidos, fáceis de explicar aos novatos (inclusive com tutoriais on-line), e tem uma rejogabilidade muita alta. O cara apesar de apostar quase sempre em variações da franquia Catan, dificilmente erra a mão.

2 : WOLFGANG KRAMER
El Grande, 6 Nimnt! e Sunken City

Pra mim a grande diferença entre o Teuber e o Kramer, é que o segundo tem jogos mais complexos, e por isso, mais difíceis de mostrar aos iniciantes no mundo dos jogos modernos. Apesar disso, também tem jogos da linha "filler" muito interessantes. Como a produção do Kramer é maior, as vezes erra feio.

3 : REINER KNIZIA
Traumfabrik, Ingenious e RA

Esse é o problema do meu 3º colocado, o volume de jogos, o cara é uma fábrica de jogos, mas isso faz com que saiam jogos bem ruins, mas quando ele acerta saem jogos divertidos, com mecânicas legais e bons de jogar. As vezes é preciso mais de uma vez para "pegar" determinado jogo, mas quando você entra no clima geralmente fica viciado nos seus jogos.

4 : MARTIN WALLACE
Age of Steam, Conquest of the Empire e Princes of the Renaissance

O meu 4º colocado não é autor para "crianças", na maioria dos casos, seus jogos são densos e cheios de decisões, mas isso não diminui em nada a qualidade dos jogos, acho até que faz com que você fique mais fascinado por eles.

5 : FRIEDEMANN FRIESE
Fearsome Floors, Powergrid e Funny Friends

Por último no meu TOP 5, o cara responsável pelos jogos mais divertidos visualmente, graças a constante colaboração do desenhista Maura Kalusky. Jogos como os citados acima são divertidos, bonitos e apesar de terem regras mais detalhadas, são tranquilos de explicar para os novatos. O Friese só não está mais acima da minha lista por não ter uma produção maior.

São esses os autores que geralmente você vai pra mesa jogar apenas pelo nome do cara, ficaram de fora outros que tem menos jogos, e por isso perdem pelo volume, mas mesmo assim tem grande qualidade. Mas aí teríamos um TOP 10 ou mais, e eu preferi uma lista menor.

Nenhum comentário: