quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Dominion : Testando antes de comprar...

Um dos jogos que estão na maioria das listas de desejos da Essen desse ano, o Dominion, acaba de ficar disponível para ser jogado on-line, e eu sabendo disso acabei de jogar uma partida dele no BSW, e não é que o joguinho é interessante, mas com uma mecânica meio doida...



Jogamos eu e o André Felipe com o setup básico de cartas, a mecânica é a seguinte, os dois jogadores começam com a mesma mão de 7 cartas, onde você dispõe sempre de 5 para usar no roundo, existem umas cartas sempre abertas para serem compradas, essas cartas são divididas em cartas de ação e cartas de grana/pontuação.

No início de cada turno você pode usar as cartas ação, para se beneficiar dos poderes delas, como as cartas disponíveis são as mesmas para todos os jogadores, não fica aquela sensação de que a sua mão está ruim e a dos adversários muito melhor, então você faz a sua sorte e sua estratégia.


As cartas como elas vão ser realmente.

Depois que você usa as cartas de ação é hora de comprar novas cartas, e aí que entra um aspecto do jogo super interessante, as cartas que você compra não vão imediatamente para sua mão, elas começam a formar o seu deck (aquele que inicialmente tem apenas 7 cartas). Quando acaba a rodada, as cartas da mão que não foram usadas são embaralhadas juntamente com o restante do seu deck e uma nova mão com 5 cartas é aberta para o próximo round.

Então basicamente você compra as paradas para usar no futuro, no BSW como você não tem o visual custa um pouco para entender o que está acontecendo, mas tem o total controle do seu deck, já que sabe exatamente o que vai comprar para usar nas próximas rodadas.

O jogo acaba quando a pilha de pontos de vitória com valor 6 acaba (tam ainda a de 1 a de 3) ou três das pilhas de cartas quaisquer terminam (o jogo tem 25 tipos diferentes de cartas, mas só usamos 10 tipos por jogo), aí contam-se os pontos do deck quem tiver mais ganha.


A interface do jogo no BSW.

Nessa primeira partida fui pancado pelo Fel (que já tinha jogado outras vezes), por 62 x 20, mas deu pra pegar a mecânica e com o deck "avançado" devem rolar umas combos interessantes.

Pra quem tava ansioso para jogá-lo, taí a oportunidade de um test-drive, afinal com o dólar a 2,38 não dá pra sair comprando primeiro, e testando depois.

5 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Boa! A minha primeira partida só deu para fazer 6 pontos!!! Fiquei meio perdido!

Marceleza disse...

fale cacá.. bem legal o session report..
Ainda mais que o jogo terá custo médio-alto .. o pré-order ta por volta de $32 .. o lado bom é q ele é leve.. pesa apenas 700g.. então o frete não deve ser caro..

vou dar uma lida nas regras e marcar com alguem de jogar online.. valeu ! !

Cacá disse...

Fala Carlos, é complicado pegar o jogo de primeira mesmo, nesse ponto o visual do "ao vivo" é muito importante... Mas o jogo é legal, já joguei 3 vezes e estou melhorando minha pontuação a cada partida..

Fala Marcelo, cara eu tenho aparecido no BSW com mais frequência ultimamente, meu nick é "Cacah", se tu me achar por lá eu te esplico o jogo rapidinho...

Abraços a todos...

Anônimo disse...

Fala Cacá,

Parece ser legal, mas tem bastante texto em inglês né?

abs.

Cacá disse...

Fala Edu,

Cara, tem algum texto sim, mas a maioria das cartas dá benefícios tipo +1 na compra ou +2 de grana, então depois das primeiras partidas tu já fica escolado e nem lê mais as cartas...

Abraços...