quarta-feira, 6 de maio de 2009

Mai. 05 - "Shamouzão"

Ontem rolou um "Shamouzão" em cima da hora, a gente tinha marcado antes, mas geral debandou e aos 45 do segundo tempo decidiu-se jogar. Resultado, mesa de 3 comigo. Márcio e Camilo só.

O Camilo resolveu puxar um History of the World que eu tava na pilha de jogar. Esse é um jogo de civilizações avançando pelas eras disputando territórios.


Mapa e pecinhas muito maneiras, padrão Avalon Hill.

A mecânica dele funciona assim: no início de cada era o primeiro jogador escolhe uma civilização, se lhe agradar fica com ela, caso contrário passa para outro jogador, depois que todos os jogadores tiverem a sua começa a expansão. Se você avançar para um território com dono, porrada, no final da expansão conta-se os pontos (num esquema de totalidade, maioria ou presença nos continentes) e o jogador passa a vez para a próximo. Quando todos jogarem acaba a era e começa tudo de novo até todas as sete eras serem pontuadas.

Outros detalhes são as cartas que você recebe no início do jogo, que servem para na sua jogada, dar uma melhorada em algumas situações. E a fichinha de "predomínio" que o jogador que termina na frente de cada era ganha e que soma no final do jogo na sua pontuação.


Malditos exércitos vermelhos do Camilo.

Eu consegui boas colocações nas duas primeiras eras, onde o tabuleiro é meio vazio então dá pra ir se expandindo sem dar porrada em ninguém. Mas na terceira era o Camilo me escolheu a última civilização a jogar e que de quebra usa poucos cubrinhas, somando-se eu ter tirado "Roma" (que avança com 20 cubras, e acreditem é coisa pra caralho) e ter que dar para alguém eu passei o resto do jogo tentando me recuperar.

Lá na ponta do "scoring track" o Márcio tentava segurar a primeira colocação depois de Roma ter dominado o mundo, mas o Camilo é o maior cubra safado e tava com uma mão boa pra cacete nos dados na hora do combate, resultado vitória dele com mais de 20 pontos na frete, Márcio em segundo e eu em último um pontinho atrás.

9 comentários:

Cadu disse...

Boa Cacá! Vida longa para o novo Shamouzão!

[]s,

Cadu.

Rogerio disse...

Porra... fiquei com água na boca.
Gosto pra cacete do History!

[]´s
Rogério

Cacá disse...

Falaê... cês deviam ter ido mesmo, foi bacana... mas semana que vem a gente joga...

Abraços...

soledade disse...

Ameritrash? E resulta ou é só porrada?

Anônimo disse...

Grande Cacá,

E o tempo de jogo? Me pareceu longo.

abs

Cacá disse...

Grande Soledade... O History é bem um jogo de controle de área disfarçado de ameritrash... Eu gostei bastante, não é só mais um RISK...

Grande Edu.. Eu achei ele bem rápido, jogamos em 3 horas o jogo todo (tirando a parada pra pizza)..

Abraços aos amigos...

Ubiratã de Oliveira disse...

Olha aqui no grupo...o jogo tá pegando pó...é bonito pacas...tem estratégia, bastante combate, interação, muita rolagem de dados, a presença de cartas com componente sorte disfarçado e atenuado...
Porém não caiu no gosto do povo...pena...acho jogaço...

Cacá disse...

Grande Bira.. aqui ele fica paradão por um tempo, depois acaba vendo mesa... eu que ainda não tinha jogado, vou começar a sugerir ele mais vezes... hjehehehehe...

Abraços...

Anônimo disse...

Uma porradinha é sempre bem vinda, rs ainda mais quando o jogo é bonito.

Aproveito pra dizer que alterei o nome do meu blog para www.alpendreludico.blogspot.com

abraço