segunda-feira, 20 de julho de 2009

Resenha: Zack & Pack



Das recentes aquisições, a que eu estava mais ansioso para jogar era o Zack & Pack. Esse jogo é criação do designer Bernd Eisenstein (Alea Iacta Est) e é um típico jogo de visão espacial com cara de abstrato que na verdade é uma mistura de Rumis com Fiscal de Estoque.

TEMA: Somos companhias de mudanças que temos que alocar tudo que nos foi pedido para transportar da melhor forma possível nos caminhões disponíveis na hora. Quem for melhor em arrumar paga menos taxa de desperdício e fica vendo os adversários falindo.

MECÂNICA: A mecânica é bem interessante, temos um deck com caminhões de diferentes desenhos e capacidade, 5 dados que são jogados para definir quanto de cada tipo de material temos que carregar (são 5 tipos de cubos que variam de 1 a 5 espaços) e pontos de vitória.


Caminhão sendo preenchido de carga (esse tem 4 andares). Foto BGG.

O jogo teoricamente é para 2 a 6 jogadores, mas já joguei uma partida solo e funciona legal também. Na partida para 2 jogadores, cada um começa com 100 de grana, sorteamos a quantidade e tipo de material que cada um vai carregar a abrimos 3 cartas de caminhão.

Nesse momento o jogo funciona no estilo Factory Fun e Galaxy Trucker, se você achou o caminhão que te sirva, mete a mão e pega, caso nenhum dos 3 te agrade pode pegar um do deck, mas vai ter que usar ele (essas regras variam um pouco com mais jogadores).

Depois temos que alocar tudo no caminhão escolhido. Caso você deixe peças sobrando e/ou espaço no caminhão você paga uma taxa de desperdício (que tem o seu valor dobrado para as peças que não foram transportadas). Caso você consiga fechar o caminhão de forma perfeita, ganha um bonus de 10 pontos.


Todas as pecinhas do Zack & Pack. Foto BGG.

Quando o primeiro jogador falir (ficar sem pontos) o jogo termina e quem tiver mais ganha.

DIVERSÃO E REJOGABILIDADE: O jogo é muito maneiro e é legal ficar dando pitaco na arrumação do caminhão dos outros, a rejogabilidade é muito grande, pois com o sorteio da carga e com a disposição em que saem os caminhões garantimos muitas partidas sem tem uma "receita de bolo" de como encaixar tudo.

Uma excelente pedida para quem curte jogos abstratos e tem uma visão espacial apurada.

11 comentários:

Anônimo disse...

Parece uma mistura de Factory Fun com Ubongo, dois jogos que não me agradam, a chance de eu não gostar desse também é grande :D

Boa resenha.

abs

Cacá disse...

HHAHhahahHAhaha... boa Edu, é melhor ficar longe do Z&P mesmo... eu ainda não joguei o Ubongo, mas tenho certeza que vou gostar muito... =)

Abraços...

Fabio disse...

Fantastico esse jogo. Já esta na minha wishlist faz tempo.
Ótima resenha Caca. Me parece um FF mais simples.
No proximo cheque especial ele entra :)))

Fabio disse...

Um FF mais simples com um apelo espacial (visual) muito maior e bonito.

Kinho, El Primoroso disse...

Cara, vocês tem o Citadels por aí? Estamos pensando em fazer um ranking nacional de Citadels (possivelmente com premiação). Tipo, teríamos mesas em Novo Horizonte, Bauru, Campinas, Rio de Janeiro, POA, São Paulo e outras, sendo que as duas primeiras cidades já estão confirmadas. Haveria uma pontuação proporcional entre o vencedor da partida e demais jogadores e após X jogas, teríamos o campeão deste ano (cada jogador competiria na sua própria cidade). Deixe um comentário no nosso blog!

Cacá disse...

Grande Formiga.. Aposto que você vai gostar... hAHhahAHhaha...

Fala Kinho... Vou levar a idéia ao pessoal... confesso que a gente já deu uma saturada de Citadels, mas é um jogo que eu gosto muito...

Abraços aos amigos...

soledade disse...

Esse Zack & Pack anda atrás de mim
há algum tempo :)

Agora com essa crítica acho que vou mesmo tentar chegar-lhe.

Boa malha Cacá!

PS

Zavandor disse...

Original e atraente esse Zack & Pack, mas do jeito que a minha visão espacial é ruinzinha seria melhor eu conhecer o jogo para saber se fará o meu estilo ou não :)

Cacá, dois jogos para ficar de olho neste segundo semestre:

- Rush n Crush: antes só tinha versão print and play)
- Vasco da Gama: ok, também sou rubro-negro e tenho que fazer força para evitar pré-conceito com esse jogo só por ele compartilhar o nome com aquele timeco xD. Nada contra o navegante original!

Cacá disse...

Grande Soledade, tens que jogar mesmo, aposto que vai achar o jogo muito "giro"... hHAHhahAH..

Fala seu Victor... Pois é, o R'n'C parece realmente ser uma boa pedida, estava olhando ele noutro dia mesmo...

Já o Vasco da Gama, bem, esse eu passo... parece ser um jogo de segunda.. hHAHahhahHAHA...

Abraços aos amigos..

Zavandor disse...

Trocadalho do carilho =D

Ah, adicionando um outro jogo que descobri por acaso no BGG e que será lançado na Essen: Opera.

O jogo tem três das mecânicas que mais gosto (leilão, alocação de trabalhadores e commodity speculation). Ficarei de olho.

Juan Castro disse...

1) Quero jogar esse aí!

2) Entrei na BG-RJ pelo meu novo e-mail. Algum moderador por favor me aceite.