terça-feira, 4 de agosto de 2009

Jogo que se joga só...

...é só um jogo que se joga só*. Nesses últimos 15 dias meu mundo lúdico tem estado bem devagar, aí como tenho andado sem jogar muito resolvi escrever um pouco sobre as opções de jogos com variantes "solo" para aqueles momentos em que você está na pilha de jogar e não tem ninguém pra isso.


Partida solo com as máquinas novas. 81 pontos.

O meu favorito é o Factory Fun, o jogo tem algumas variantes interessante, uma funciona para vermos a nossa maior pontuação no jogo e a outra, são puzzles que o pessoal disponibiliza e temos que resolver, ambos são divertidos e garantem algum tempinho de bobeira.

Ontem eu recebi o Oceania, que é um jogo do meu autor favorito, o Klaus Teuber, e tem pode-se jogar sozinho (ele é para um ou dois jogadores). Ele é um tile-placement bem bacana onde formamos ilhas, mas temos antes de abrir os tiles, escolher o lugar onde eles vão encaixar, o que não garante que você consiga o encaixe direito.


Segunda partida solo. 424 pontos.

Outro divertido solo é o Zumbi no meu Bolso, esse consegue ser bem difícil também, já joguei algumas partidas e em poucas oportunidades consegui sobreviver aos malditos zumbis.

Só que não são todos os jogos que tem versões solo que são práticos. O Agricola é um bom exemplo, ele tem uma variante solo que funciona super bem, mas você montar todo o setup do jogo para jogar sozinho é extremamente frustrante.


Imagina montar uma mesa dessa pra jogar sozinho.

Nessa linha também tem o Warcraft - The Boardgame, o Age of Steam e o Antiquity, que são excelentes jogos, com versões solo muito bacanas, mas que não são nada práticos.

Ficam as dicas, mas com certeza não tem nada melhor que estar com os amigos para uma boa jogatina.

* livre adaptação da música "Prelúdio" do grande Raul Seixas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fala Cacá,

O Red November também dá pra jogar sozinho, controlando três gnomos, mas é sem graça.

Pareceu interessante esse Oceania.

Cacá disse...

Fala Edu... o Oceania é bem legal mesmo, e mais legal ainda foi o preço, peguei ele num leilão do BGG a 5 dólares... =D

Abraços..

Carlos Abrunhosa disse...

Como faço para construir o meu factory fun pp?

Abraço
Carlos

Cacá disse...

Grande Carlos... Lá no BGG tem o redesign de todas as máquinas, já as junções deve dar um trabalho... Por isso que eu acabei comprando um... hAHHAHahAHa...

Tem jogos que o trabalho pra fazer acaba não valendo a pena (embora o FF esteja out-of-print)...

Eu só fiz as máquinas que um usuário do BGG criou, que aliás, ficaram muito legais...

Abraços...