terça-feira, 19 de outubro de 2010

Resenha : Settlers of America



Como prometido, vou dar uma explanada sobre o mais novo título do designer Klaus Teuber, o bacana Settlers of America - Trailis to Rails.

Utilizando-se da fórmula do seu maior sucesso, o Catan, no Settlers of America, cada jogador é um desbravador conquistando o oeste americano e abrindo ferrovias para entrega de seus produtos.

Como disse acima a mecânica lembra muito o Catan, temos os prédios nas interseções dos hexágonos, cada um deles produz um bem que é definido através dos dados, esses bens servem para construir coisas, enfim, tudo bem conhecido.


As ferrovias interligando as cidades. Foto BGG.

O que torna esse jogo original e interessante e a parte de entrega de bens. No Settlers of America para ganharmos o jogo, temos que entregar todos os nossos bens, fazemos isso através de caminhos férreos que vão de uma cidade a outra, mas nem tudo são flores.

Você só entrega um bem da sua cor numa cidade adversária. Aí você pensa "é só eu não fazer cidade que eu dou uma cubreada nos caras", não é bem assim, pois você só libera os cubos para entregar SE você construir uma cidade.


As cidades e os bens esperando para ir para o tabuleiro. Foto BGG.

Então fica um jogo interessante de "levantar para outro cortar". Outro aspecto legal é que as cidades tem que ser interligadas pelas ferrovias, e você paga para usar os trilhos adversários, o que aumenta o seu planejamento.

Enfim, Teuber deu mais uma remixada na sua idéia mais original e fez um jogo interessante e que fica disputado até o final e com muita interação entre os jogadores.

4 comentários:

Jesse James disse...

Pela sua resenha o jogo parece ser bem interessante, já entrou na WL.

Abs

Cacá disse...

Fala Jesse... Vale a pena sim... Se você gosta de Catan é certo que vai gostar dele... E se não gosta, fique tranquilo que você VAI gostar desse.. hehehehe...

Abraços...

Rodrigo disse...

Tem fase de trocas ? Estilo catan ?
qual a interação com os outros jogadores, alem de usar os trilhos e as cidades ?
[]s

Cacá disse...

Fala figura... tem fase de trocas de produtos sim, mesmo esquema Catan...

Vê se aparece... Abrax...