sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Resenha : Constantinopolis

Essa quinta-feira tive a oportunidade de estrear uma das novidades que estiveram em Essen, e apesar de não ter sido um dos grandes badalados é um jogo que merece uma antenção.

Nele somos mercadores tentando tirar o maior proveito dos melhores contratos e tentando agradar ao máximo ao povo da cidade de Constantinopolis.



A mecânica básica do jogo é de gerenciamento de recursos e pick-and-delivery. Cada rodada tem uma série de fases onde rola um leilão (com um sistema interessante) para a ordem do turno, onde cada posição também te dá um benefício diferente.

Depois disso temos a produção, fase de entrega dos produtos aos nossos clientes (essas entregas são via marítima), compra de prédios, recebimento de novos contratos de entregas, doação de bens ao povo e começa tudo de novo.



No final do jogo (que tem duas situações para o final) quem tiver mais pontos de fama ganha.

O jogo não tem regras difíceis de assimilar e a nossa partida com 5 jogadores demorou pouco mais de duas horas. É um jogo consistente, com qualidade de componentes padrão Fantasy Flight e apesar de não ser muito a praia deles (que são mais conhecidos pelos seus ameritrashes) é um euro bem interessante.

6 comentários:

soledade disse...

Eu ando meio curioso com este jogo mas ainda não tive coragem de comprar. Se, por um lado, acho que deve ser um euro económico sólido, por outro acho que não tem nada de novo e é caro.

A tua review deu-me só mais um empurrãozinho para o comprar... Não sei se devo agradecer :-)

Cacá disse...

Grande Soledade...

Cara, realmente é um jogo bacana, sólido, com bastante possibilidades, embora sem novidades...

Eu achei ele bem interessante, e vou jogá-lo algumas vezes antes de pensar em me desfazer... =)

Abraços...

Zavandor disse...

Salve Cacá e Soledade,

Bancando o advogado de diabo, achei o jogo "morno". Não é ruim, longe disso, mas também não traz nada de novo. Talvez eu estivesse esperando demais dele por estar acompanhando as noticias de seu lançamento desde 2008 :)

jp_limac disse...

Rapaz, não tenho nem o Agricola, nem o Puerto Rico, pois meu grupo tem aversão a idiomas estrangeiros. Este jogo seria uma boa pedida?

Um grande abraço!

Cacá disse...

Fala JP... cara, até onde eu lembro você não tem nada para ler durante o jogo...

Acho que ele pode ser sim uma boa pedida para o seu grupo... outra boa opção seria o Cuba...

jp_limac disse...

Obrigado pela dica, camarada!

Ah, Feliz Natal e um excelente Ano Novo!