terça-feira, 26 de abril de 2011

Lembra desse? Escrete



Se tem um cara que eu admiro muito tanto na música quanto na literatura esse cara é o Chico Buarque, não era de se estranhar eu também ser fã dele nos tabuleiros.

Escrete foi seu primeiro (e até agora único) jogo, ele foi criado no final dos anos 70 durante o exílio em que o Chico se submeteu na Itália, inicialmente chamado de Ludopédio o jogo acabou saindo pela GROW em 82 aproveitando toda a movimentação relativa a copa.


O tabuleiro na época em que ainda se chamava Ludopédio. Foto BGG.

O jogo foi um grande sucesso e apesar disso nunca mais foi relançado se tornando um ítem de colecionador sendo vendido a preços fora dos padrões do mercado.

Para quem não conhece no Escrete é um jogo para até quatro jogadores onde somos cartolas montando nosso time para competir numa partida emocionante e cheia de cubreagens contra o nosso adversário.


A versão final lançada pela GROW nos anos 80. Foto BGG.

O mais legal são as descrições dos jogadores com mini-sinopses muito divertidas que valem a pena serem lidas e é claro a partida entre os times, que é realizada através de cartas e tem uma mecânica interessante e que funciona bem.

9 comentários:

Unknown disse...

Belíssima lembrança. Conheci esse jogo a um mês por intermédio de um grande amigo e que tb é fascinado por jogos de tabuleiro. Abrçs

Jose Augusto Moreira Junior disse...

Minha lembrança de adolescente.bons tempos da Grow; escrete, diplomacia e supremacia..muito divertido todos eles.

Marcelo disse...

Olá! Esse blog é do Cacá?
Eu tenho este jogo desde a época em que foi lançado e jogo até hoje! Quem quiser jogar, entre em contato: clube.jogos@zipmail.com.br. Abços!
Marcelo

Marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Grande Marcelo... esse é meu blog sim, apareça sempre e na boa divulgar o clube... =)

A GROW deveria pensar em relançar alguns desses clássicos, imagina vermos de novo nas prateleiras um Escrete ou um Diplomacia... =)

Abraços a todos...

Marcelo disse...

Grande Cacá! Vc já é membro fundador do Clube de Jogos Anos 80, na Ilha do Tabuleiro e, se gosta também destes jogos, aproveito para convidá-lo p. participar de nossas mesas semanais. Entre em contato numa quinta-feira, de preferência, para eu informar o local e o horário. Abs.
Marcelo

C.A.botões disse...

VENDO JOGO ESCRETE, UMA RARIDADE PARA COLECIONADORES!!!! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441331369-jogo-escrete-antigo-jogo-de-tabuleiro-_JM

Rodrigo disse...

Ainda renht esse jogo e brinco com meus filhos.

Gracindo disse...

Tenho há 35 anos e vai ser enterrado comigo quando eu morrer... :)