quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dissecando : Mercadores de Dur Durany



Esses dias tive o prazer de receber mais uma criação do amigo Ilheu Hermes Müller, trata-se do jogo Mercadores de Dur Durany e é feito praticamente todo de forma artesanal e está sendo vendido pela Tércos.

Primeiro uma breve descrição dos componentes. Os tiles são todos cartonados, com uma espessura bem boa e com o corte perfeitinho, o tabuleiro de pontuação poderia ter sido melhor explorado, talvez um pouco menos espesso e indo até 100 pontos.


Todos os componentes do Mercadores.

Já as pecinhas dos jogadores são todas feitas em biscuit o que mostra todo o trabalho que o Hermes teve em cada cópia do jogo (e olha que o jogo comporta até 6 jogadores).

O manual poderia ser um pouco mais claro em alguns pontos, mas as dúvidas que ele levanta são facilmente sanadas para quem já tem alguma bagagem nos jogos de tabuleiro, então não é nada que depõe contra o jogo.


As pecinhas de biscuit feitas artezanalmente.

Agora vamos ao jogo propriamente dito. Ele usa duas mecânicas bem conhecidas, pontos de ação e tile-placement e remete a um Carcassonne espacial turbinado (por assim dizer).

Na rodada de cada jogador, temos 7 pontos de ação a serem gastos em 8 ações possíveis (comprar tile, colocar tile, colocar mercador, colocar nave nas rotas, voltar mercador, colocar cidade mercantil, trocar tile e colocar um tile neutro).


O jogo já bem avançado com vários mercadores no tabuleiro.

Você pode usar as ações quantas vezes quiser, desde que não estoure seus pontos. Algumas das ações dão pontos imediatos, outras no decorrer do jogo e outras dão uns pontinhos no final.

O jogo desenvolve bem e apesar de achar demorado para 2 (pouco mais de uma hora) ele funciona bem e tem boas estratégias envolvidas.

Nenhum comentário: