terça-feira, 31 de julho de 2012

Feira do Tabuleiro... Já não está na hora?

Passada a World RPG Fest desse ano com a presença do Eric M. Lang e estandes da Ceilikan, Galápagos e Coisinha Verde a questão se torna cada vez mais relevante. Já não está na hora de uma feira voltada para os jogos de tabuleiro no Brasil?

O sucesso da World RPG Fest com boa participação dos tabuleiros.

O que estamos vendo esse ano é uma avalanche de lançamentos, projetos, torneios, iniciativas, mas nos falta ainda um evento ou um espaço onde tudo isso tenha uma vitrine.

Na minha opinião, acho que já dá para separarmos um fim de semana anual para isso. Com palestras, estandes das empresas e dos designers independentes, work-shops, mesas de playteste e claro, mesas para jogarmos e conhecermos a galera com o qual falamos tanto "on-line" mas dificilmente encontramos ao vivo.

 Essen Spiel, uma referência em evento de jogos de tabuleiro.

Acho que finalmente, depois de alguns anos de insistência, temos uma massa crítica, temos volume de lançamentos e de empresas, e temos uma crescente de jogadores cada vez mais interessados em conhecer coisas novas, conhecer quem faz os jogos e ter a possibilidade de comprar diretamente deles.

Enfim, fica a dica e obviamente o meu total apoio (e possivel mão-de-obra) para algo do gênero. Senão ainda em 2012, acho que é um projeto que com organização, até 2013 vira realidade.

11 comentários:

Andre Lucato disse...

Opa! Apoiadíssimo!

Unknown disse...

Acredito que a maior problemática seja um local para realizar o evento, uma vez que temos jogadores e grandes grupos em todos os cantos do país.

Cacá disse...

Acho que nesse ponto não temos como fugir de São Paulo... As empresas estão lá, a FunBox e a Ludus...

Aí teríamos representantes dos outros polos (como Rio, Brasília, Nordeste e outros)...

Ricardo Stavale disse...

Salve Cacá...
Apoio totalmente e conte com a gente para a mão-de-obra caso aconteça aqui em São Paulo.
Valeu!

Unknown disse...

Acho que um passo seria organizar um evento dentro de outro evento... Por exemplo utilizar um desses grandes eventos de RPG...Anime...Games existentes....para depois criar um evento próprio...

Leandro disse...

Gosto bastante da ideia também! Abração, Cacá!

Cacá disse...

Fala Sammet... Isso é o que vem acontecendo... já estivemos no Dia D RPG, no World RPG Fest, em estandes da ABRIN...

A proposta é justamente o próximo passo, que seria um evento só de Tabuleiro e Card-games...

Unknown disse...

Eu realmente não sabia Cacá, que legal que já estamos em várias feiras.
Sou a favor de um evento próprio mas acho que devemos entrar cada vez mais nesses eventos existentes.
Vou citar o animefriends que fui esse ano. Esse evento costuma misturar anime , video game , quadrinhos além de cardgames. Lá tinha estande da Grow,Devir e algumas salas para jogar e trocar Cardgames.
Começamos a jogar Race for the Galaxy em uma mesa e em poucos minutos algumas pessoas já paravam para perguntar que jogo era aquele... bem interessadas...
Por que no ano que vem não acrescentamos uma sessão bem grande de boardgames nesse evento ? com campeonatos...lançamentos... costuma ter bastante espaço ... e já tem toda uma infraestrutura de realização de eventos...
O problema será só cruzar com um cosplay de meeple...rsrs

keymaker disse...

Tá mais do que na hora mesmo e com certeza gente pra trabalhar em cima da ideia não vai faltar.

Eu já me disponho no que puder ajudar aqui do sul, com certeza temos vários outros blogueiros, designers e entusiastas dispostos a contribuir.

Lembrem que foi de uma conversa deste tipo que surgiu a Ludo Brasil Magazine.

Um grande abraço a todos.

Ludus DF disse...

Desde o final do ano passado o Fabio Formiga tinha iniciado uma lista de discussão chamada Joga Brasil na tentativa de articular o primeiro evento inteiramente de Boardgames, mas a lista acabou ficando parada.

Podemos voltar a usa-lá para esse fim !

Hussein Keshavjee disse...

100% de acordo ! Tenho a certeza que vai ser um sucesso e com certeza será uma excelente forma de difundir o hobby ! Abraço