quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Catan : Um comparativo das versões da Grow

Os dois inserts são bons demais, a Grow mandou bem!.

Ontem recebi do pessoal da Grow a nova versão para um velho conhecido, o Catan. Eles colocaram todos os componentes na nova caixa padrão quadrada e compatibilizaram as cartas e tiles com a expansão já lançada (a para 5 e 6 jogadores) e com as que virão, mas isso foi bom, ruim ou indiferente? Vou escrever um pouco sobre isso nesse post.

Logo de cara, o fato da Grow ter acertado a mão na caixa é um alento para os colecionadores, já nessa primeira leva podemos guardar o Puerto Rico, o Ave Caesar e o Catan bonitinhos um do lado (ou em cima) do outro sem problemas. Para esse ítem, a versão nova vence.

À esquerda os tiles da nova versão, mais claros e sem verso.

As peças plásticas são exatamente iguais, mas é só, os tiles da versão antiga tem o verso com a logo da Grow e cores mais vivas, mesmo caso com as bordas que também tem cores mais realçadas. Nesse quesito prefiro a primeira versão.

As cartas tem a mesma gramatura, o verso da primeira versão não era compatível com a expansão, nessa nova versão eles corrigiram isso, mas as cores estão mais apagadas. Com isso fica ao gosto do colecionador, se você pretende comprar as expansões, vale pegar a versão nova.

As cartas de cima são as da versão nova.

Os tokens de numeração dessa nova versão são MUITO feios, mas são exatamente iguais as das versões europeias, então não dá pra reclamar com a Grow por conta disso. Nesse caso ainda fico com os tokens da primeira versão.

No geral, as duas versões do Catan são muito boas e são "ludoteca básica" em qualquer coleção. Para você que já tem a sua primeira edição e não pretende comprar as próximas expansões, não vale à pena pegar a nova caixa, mas se você é daqueles colecionadores que curtem olhar a estante bonitona com todas as caixas certinhas, vai acabar comprando a nova versão.

Já os tokens novos são mais feios que os primeiros (abaixo).

10 comentários:

Léo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Léo disse...

Muito massa o post, ajuda quem ainda não teve oportunidade de comparar os dois pessoalmente.

Agora uma proposta:

Topa fazer a mesma coisa comparando Carcassone Grow e Carcassone Devir (versão nova)?

Sniper (Daniel) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sniper (Daniel) disse...

Muito bom! Vou continuar com minha versão antiga!

Gostaria muito de ver o comparativo do Carcassone, tenho a primeira versão da Grow.

WBraga disse...

Comprei a versão nova, mas aos tiles não são bem planos, ficam com a bordas levantadas ou abaixados, dificultando manter as estradas sobre eles. Alguma dica para corrigir isso?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Cara... Tenta dobrar para o lado oposto, geralmente funciona... Ou coloca uns livros em cima dos tiles e deixe de um dia para o outro... :P

Unknown disse...

Tenho a versão antiga e tenho tb a nova, e acabei de adiquirir a expansão navegantes. As peças da versao antiga se encaixam muito melhor na expansão navegantes, consideravelmente melhor.

Multiathlon disse...

Realmente os tokens de números são muito ruins e as cores idem. Há um novo porém: a expansão navegadores, trazida recentemente pela Grow. Ela corrige (mas aí vc tem que ter as duas versões!) um grave erro da versão tradicional que é permitir que os portos fiquem móveis. Tirando isso, a Grow cometeu todos os demais erros das versões: Catan (antiga e remasterizada) e expansão (para 5,6 jogadores).

Unknown disse...

Sera que você conseguiria pra mim a expansão 5-6 pessoas em português ? eu pago mesmo sendo usado , mais tem que esta em boas condições , meu e-mail é felipewallace.ap@gmail.com

Unknown disse...

Valeu pelo comparativo colega, muito bom! Tudo que eu estava precisando rsrs

Abraços