segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Parade



Sabe quando uma ideia simples de jogo acaba se tornando em alguma coisa cativante e você acaba ficando viciado e se perguntando "como ainda não tenho isso na coleção"??? Pois é, isso é Parade.

Lançado em 2007, Parade é um jogo de cartas com uma ideia simples, você tem que fazer poucos pontos, e para fazer poucos pontos, você precisa pegar pouquíssimas cartas, ou então pegar muitas de um mesmo naipe (que vão acabar valendo pouco se você tiver mais delas). Deixa eu explicar melhor.

O jogo tem 66 cartas em 6 cores diferentes, que variam de 0 a 10 pontos. Cada jogador começa com cinco cartas na mão, na sua rodada você baixa uma delas e depois de resolvido o desfile compra uma nova carta.

O desfile e seus participantes.

Mas o que é o desfile? No início do jogo, são dispostas seis cartas em uma ordem que não pode ser mexida de cor e números, ao baixar uma carta você protege uma quantidade de cartas igual ao número que você baixou (ex. no início, se eu baixo um carta 5 todas as cartas do desfile estão protegidas e eu não vou pegar nenhuma carta).

Caso o jogador deixe de proteger alguma carta, ele vai verificar se vai precisar pegar alguma. O jogador da vez pega TODAS as cartas da mesma cor ou de valor menor ou igual a carta colocada.

O jogo se desenvolve dessa forma até que um jogador tenha pelo menos uma carta de todas as seis cores, ou o monte de compra tenha acabado.

As cartinhas lindas do jogo.

Verifica-se quem tem a maioria em cada cor, o jogador com a maioria não precisa contar o valor nominal da carta, ao invés disso, cada carta daquela cor vale um ponto, as cartas restantes tem o valor nominal somado, e quem tiver o MENOR somatório é o vencedor.

Parade é um filler bastante astuto, divertido para dar pernada no amiguinho, e viciante. Ele chegou ao Brasil pela Fire on Board, mas o preço não é nada convidativo para o que ele se propõe, apesar do jogo ser muito legal.

Esse e outros jogos estão disponíveis para jogar e comprar na  
http://www.gameofboards.com.br/
Rua Corrêa Dutra, 99 sobreloja 214 - Catete / Rio de Janeiro

Nenhum comentário: