quarta-feira, 7 de junho de 2017

The Grizzled


Situado durante a Primeira Guerra Mundial, The Grizzled é um jogo cooperativo que conta a história de soldados tentando sobreviver nas trincheiras se ajudando até que a paz finalmente seja alcançada e todos saiam vivos.

Apesar do tema, não temos confrontos em The Grizzled, o jogo é um card-game onde temos que cumprir missões até que a paz finalmente seja declarada.

Recebemos cartas, que precisam ser baixadas a cada rodada ou então o jogador pode desistir da missão. Basicamente TODAS as cartas trazem coisas ruins para os jogadores, então a hora de baixá-las ou de desistir é importante.

O soldado com seus "traumas" tentando sobreviver na
trincheira com seus companheiros.

O problema é que a cada vez que desistimos ou não cumprimos uma missão, mais cartas são adicionadas ao deck que leva até o final do jogo, e mais distante fica a vitória para os jogadores.

O The Grizzled tem uma coisa que eu particularmente adoro nos cooperativos, os jogadores não podem trocar informações uns com os outros, isso reduz muito a chance de aparecer o terrível "alpha player" que pra mim é o que estraga alguns jogos.

O grande desafio : tentar se livrar de TODAS as cartas.

 Além disso, o jogo tem um nível de imersão bem interessante, não é uma coisa que você se sinta na guerra, mas as cartas de "hard knocks" trazem uns traumas de guerra pesados (o Mudo é muito tenso) e dão um molho interessante ao jogo.

The Grizzled acaba sendo uma ótima opção de cooperativo rápido, prático (caixinha pequena, dá pra levar em qualquer lugar), bonito e que bem poderia chegar ao mercado brazuca (mas em não chegando, vale a pena importar se sua turma não tem problema com o inglês).

As vezes uma palavra de incentivo, salva o dia.

Um comentário:

Unknown disse...

Se é só com cartinhas, ta ai um que podia vir pro Brasil com produção nacional mesmo.