quarta-feira, 30 de agosto de 2017

The Godfather - Império Corleone


Anunciado pela Galápagos Jogos, em The Godfather - Império Corleone somos gangsters tentando controle dos estabelecimentos de Nova York, para isso mandamos nossos capangas para dominarem as áreas e para eliminarem as famílias rivais.

Criado pelo badalado Eric Lang e tendo no time de desenvolvedores o grande amigo Fel Barros, o jogo é um controle de área bem bacana, com umas tiradas muito boas.

Godfather se desenvolve em 4 atos (ou turnos) onde os jogadores passam por uma várias fases de ações, sendo elas abrir novos negócios em NY, as ações das famílias, verificação do controle das áreas do mapa, pagamento de propina para novos aliados e finalmente descarte de cartas.

O mapa de Nova York dominado pelas famílias de mafiosos.

As ações das famílias são a alma dos turnos, nelas vamos colocar capangas e membros das famílias para realizar as ações dos estabelecimentos e para termos o controle das áreas no final de cada ato.

Outras coisas que você pode fazer são as realizações de trabalhos com as cartas, essas cartas dão certos benefícios, para isso você precisa gastar os recursos exigidos, usa a carta, e a coloca na sua "maletinha".

Os trabalhos a serem realizados e a grana do jogo
(que queremos mandar pra maletinha).

The Godfather as vezes lembra um pouco o Blood Rage na questão de controle, pois, depois de colocarmos as pecinhas, não temos como tirá-las até o final dos atos, a não ser através de cartas, que são ações custosas, e mesmo assim você mata um inimigo e o jogador logo depois de você pode assumir aquele local, uma vez que não há um confronto, simplesmente você tira um e deixa o lugar vago.

Depois de todos os jogadores terem feito todas as suas ações possíveis, verificamos o controle de cada área e colocamos uma peça na cor da família dominante, à partir daquele momento quando algum capanga usa um dos estabelecimentos você ganha um dos benefícios do prédio e esse controle vai contar para o final do jogo.

A fase de propina também é bem legal, quando usamos dinheiro da nossa maletinha para contratarmos aliados para as próximos atos.

O marcador de rodadas é a miniatura do Don Corleone,
um desperdício.

No final dos quatro atos podemos guardar duas cartas das que estão na nossa mão para pontuar, contamos todo o dinheiro guardado na maletinha, verificamos quem teve mais controle em cada área durante o jogo e quem tem cumpriu a maior quantidade de trabalhos em cada uma das quatro cores, e quem tiver a maior pontuação é a Família mais importante.

The Godfather é um belíssimo jogo de controle da área, mas assim como o já citado Blood Rage, tem seu tema muito pouco explorado, o que é uma pena pois poderia ter muito mais apelo, mas ainda assim acho que vai agradar bastante aos fãs (como eu) desse tipo de mecânica.

Temático mesmo é jogar seus inimigos eliminados no rio.

Nenhum comentário: