quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

RPG Quest - A Jornada do Herói

 

Maior sucesso no Catarse em 2017, rendendo mais de 220 mil reais, o RPG Quest - A Jornada do Herói é um jogo do Marcelo Del Debbio, que promete trazer para os tabuleiros para o ambiente dos jogos de tabueleiro.

No jogo cada jogador comanda um grupo de aventureiros que tem como objetivo, cumprir missões, matar criaturas, pesquisar rumores, dungeons e labirintos, além de se tornarem cada vez mais experientes nas suas classes.

Você define no início de cada partida como será o jogo, em modo competitivo ou cooperativo e definindo a forma de como ele termina, completando 10 (ou mais) pontos de vitória ou quando forem eliminados os três grandes desafios, nesse caso, o grupo com mais pontos é o vencedor.

 Um vasto mundo a ser explorado.

Na sua rodada o jogador tem 4 ações possíveis dentre um monte de possibilidades dentre se movimentar pelo mapa, tentar conseguir novos membros para seu grupo, enfrentar criaturas, pesquisar rumores, procurar novas missões, comprar itens mágicos entre outras.

O jogo é bastante detalhado em cada ação, mas basicamente você vai precisar ou pagar para conseguir coisas (como novos membros ou itens) ou fazer testes contra uma das quatro classes de cada grupo de aventureiros (as classes são Mago, Guerreiro, Ladino e Clérigo).

A grande sacada do RPG Quest é essa de trazer bem o "feeling" do RPG tradicional para o jogo de tabuleiro, coisa que eu já tinha visto em jogos como o Runebound, e que pra mim ainda não tinha funcionado bem, mas que aqui se mostra bem resolvido.

 Seu grupo vai aumentando e se especializando.

Mas como nem tudo é perfeito, algumas coisas me incomodaram, uma delas é quase tradicional em jogos nacionais, a falta de clareza do manual, e mesmo o Marcelo me mandando um wiki bem mais detalhado, você precisa ficar consultando várias vezes para tentar se entender.

Outro ponto negativo foi a falta de padrão nas artes e o design gráfico, se o jogo tivesse tido um cuidado maior com a fonte e nomenclatura das cartas e as artes dos personagens e monstros, ele teria um apelo visual muito maior que já tem.

Mas a parte das regras, depois da primeira partida você vai bem, e a questão gráfica é mais do "gosto do cliente" do que realmente uma falha do jogo.

 Grandes desafios são apresentados aos jogadores.

Uma coisa que vale deixar registrado é a qualidade dos componentes do jogo, a produção está super caprichada, as moedas são lindas, os tabuleiros estão com cortes perfeitos e os milhões de tokens também, e ele é um jogo 100% produzido por aqui (o que costuma ser uma reclamação recorrente e pelo menos nesse caso, não tem o que reclamar).

O principal ponto do RPG Quest é a imensa gama de possibilidades de cada partida, durante cada aventura os jogadores tem poucas limitações, podendo andar livremente pelo tabuleiro interagindo com praticamente tudo que é encontrado pelo caminho, e pra quem jogou o joga RPG é uma excelente forma de aventuras "one-shot" sem mestre.

A minha aventura encerrou precocemente com as cidades
detonadas pelos monstros.

5 comentários:

Leonardo A Balbi disse...

Pessoas reclamando do tabuleiro dos hérois, infelizmente.
Quanto tempo dura uma partida ?
Abraços

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Grande Balbi... Então, com todos sabendo a regra acho que rola uns 30 minutos por jogador (coop. pegando os 10 pontos)... Na versão de matar os grandes desafios talvez demore um pouco mais... :)

McDaniel disse...

A partida dura cerca de 1h. Jogo bastante solo, e é muito divertido.

Unknown disse...

Salve.
Leonardo A Balbi, em uma produção praticamente artesanal de 1000 unidades, acaba acontecendo. Ocorre quando na área de produção guardam os tabuleiros muito rápido e não deu tempo de secar 100% ai o empastamento seca mais rápido de um lado que do outro... ocorre em 1% dos casos.

É para isso que temos peças de reposição de tudo :)
O Alexandre Zart já entrou em contato com a gente (foram ao todo 8 casos em 1000 unidades, o que é um ótimo sinal) e já enviamos os tabuleiros.

As partidas costumam demorar 30 minutos por jogador mais ou menos... depende se for uma galera mais "RPGista" demora mais (uns 45min/jogador) porque ficam mais imersos contando a historia dos personagens e desenvolvendo a narrativa; se for um grupo mais "boardgame" jogando mais na estratégia o jogo demora entre 25-30min por jogador.

Kay disse...

Gostaria de entender o que faço com as cartas de runas, que tem duas faces com Quest distintas.. eu não entendi como identificar essa coisa de missão especial