sexta-feira, 9 de março de 2018

Cry Havoc


Em Cry Havoc facções disputam espaço em um planeta que se julgava desabitado, mas que na verdade é povoado por criaturas que vão defender seu espaço com toda força que dispõe.

No jogo, cada jogador comanda uma das três facções (também com os Trogs numa partida com 4 jogadores) que tem poderes assimétricos e precisam controlar áreas durante 5 rodadas para no final quem tiver a maior pontuação ganhar.

A mecânica principal do Cry Havoc é o gerenciamento de mão, os jogadores começam com um deck de 8 cartas referentes a sua facção, mas pode aumentar essa quantidade comprando cartas táticas novas.

Mapinha apertado na partida para 2 jogadores.

No início de cada uma das cinco rodadas, é aberto um evento, os jogadores compram 4 cartas do seu deck e tem 3 turnos de ação, onde você pode, com as cartas, mover entre os territórios, convocar novas miniaturas, construir estruturas que dão benefícios para sua facção, comprar novas cartas e acionar a pontuação.

A maioria das ações são resolvidas na hora, mas combates e acionar a pontuação fica sempre para ser resolvida ao final da rodada, dando tempo para os jogadores se prepararem.

O que faz do Cry Havoc um jogo "fora da curva" é o sistema de combate dele. Ao entrar em um terreno que tenha outra facção, seja de outro jogador, ou os famigerados Trogs, aquele terreno não pode ser mais acionado durante a rodada, e ao final desta pegamos as unidades que estão lá para combaterem.

Cada facção tem seu board de upgrades e estruturas.

Existem um Battle Board, com três etapas. A primeira é para você controlar a área contestada, na segunda você pega unidades como refém e a última você elimina unidades inimigas.

Então a parada é bem estratégica, o que você pretende naquele momento? As cartas da mão são muito úteis pois algumas podem ser usadas durante o combate para mover unidades entre os três campos do Battle Board que uma vez definido é analisado um por um para quem tem a maioria (empates são do defensor).

 O destaque fica por conta do Battle Board.

Ganhar terreno dá ponto caso alguma carta de acionamento de pontuação seja ativada (ou só dará ponto ao final do jogo), estar com reféns também dá ponto toda rodada e matar unidades te garante pontos na hora.

Ao final das cinco rodadas temos a pontuação final e quem tiver mais pontos é o vencedor.

Cry Havoc é um daqueles jogos de controle territorial bem dinâmico, que você precisa se programar a curto prazo (o jogo todo leva 15 turnos) e em que você conhecer a sua facção faz toda diferença pois cada uma tem estruturas especiais (algumas bem mais fortes que as outras) e cartas bem específicas.

 Com o mapa cheio, a porrada estanca!

Outra coisa é que ele é visivelmente um jogo pra 2 ou 3, os Trogs estão lá como elemento do jogo, e mesmo podendo ser usado por um quarto jogador, parece ter sido uma solução imposta do que algo natural do jogo.

No final, é um jogo que vale ter na coleção, pois encaixa bem naquela categoria "porrada rapidinha" de jogos tipo Small World ou Nexus Ops.

Nenhum comentário: