quarta-feira, 28 de março de 2018

Haru Ichiban


Em Haru Ichiban, dois jogadores são jardineiros tentando harmoniosamente colocar suas flores em um lago de vitórias régias, e para isso observação e estratégia são fundamentais para conseguir os pontos antes do seu adversário.

No jogo, do grande Bruno Cathala (de jogos como 7 Wonders Duel e Kingdomino) os jogadores tem 8 flores e precisam a cada rodada tentar forma padrões para pontuar, quem conseguir chegar aos 5 pontos primeiro é o vencedor.

No início da rodada os jogadores escolhem uma de suas flores, que são numeradas de 1 a 8, o jogador com o valor mais baixo é o jardineiro júnior e o valor mais alto o jardineiro sênior daquela rodada.

 Bonitinho e apertado o tabuleiro.

Aí que o jogo começa a ficar interessante, pois cada fase da rodada consiste em 4 etapas distintas e importante e os jogadores se revezam na realização delas.

Primeiro o jardineiro júnior coloca uma das suas flores na vitória régia de cor escura, depois o sênior coloca uma flor em qualquer outra vitória régia clara, caso haja um dos sapinhos depois ele precisa movê-lo, em seguida o júnior empurra uma vitória régia no tabuleiro e finalmente o sênior transforma uma vitória régia clara em escura.

Se em algum desses passos algum dos dois jogadores conseguir um dos padrões que dão ponto, ele anda o marcador de ponto, devolve-se as flores do tabuleiro aos jogadores e uma nova rodada se inicia até que um dos jogadores faça 5 pontos.

O rosa quase formando 4 flores em diagonal para pontuar.

Haru Ichiban é um daqueles jogos redondinhos que você não dá muita coisa e percebe que tem algo bem bacana por ali.

Mas para não dizer que ele é todo bacana, uma regra é bem boba. No caso dos dois jogadores abrirem a flor da rodada e tirarem o mesmo resultados, ambos devem colocá-las onde fica seu sapinho no tabuleiro, até aí tudo bem, MAS o jogador que vai mover ambos os sapinhos para outra vitória régia vazia é primeiro que fizer o coaxar de um sapo... Sério Cathala????

Enfim, house-rules servem pra isso e tirando esse detalhe o Haru Ichiban é um abstrato para dois muito legalzinho, apertado e que está chegando no mercado pelas mãos do pessoal da Ace Studios em parceria com a novata Multiverso Jogos.

Nenhum comentário: