sexta-feira, 13 de abril de 2018

Torres


Lançado em 1999 pela dupla Wolfgang Kramer e Michael Kiesling (mesma dupla responsável pelo ótimo Tikal), Torres é um jogo onde precisamos maximizar nossas jogadas para construir os castelos que em três momentos do jogo nos darão pontos, e estar em melhor situação dos que seus adversários é fundamental.

O jogo é dividido em três rodadas, na primeira rodada os jogadores terão 4 turnos e nas outras duas rodadas apenas 3 turnos para se resolverem dentro do jogo.

Em cada turno o jogador tem 5 pontos de ação para crescer os castelos, colocar novos seguidores, comprar cartas, mover seus seguidores pelo tabuleiro ou ainda, gastar ação para ganhar uns pontinhos extras na trilha de pontuação.

 No início, muito espaço pra crescer os castelos.

O grande lance do Torres é que por ser um jogo onde não há uma disputa direta, pois todos pontuam seus cavaleiros em todos os castelos que estão presentes, você precisa saber aproveitar as oportunidades para estar melhor posicionado na hora das avaliações.

E como isso funciona? Cada castelo é pontuado individualmente, e você ganha o nível em que seu cavaleiro está, multiplicado pela quantidade de base que aquele castelo tem.

 As cartinhas te ajudam a maximizar suas jogadas.

Para ajudar durante o jogo, é super importante saber trabalhar com as cartas, que podem ser bastante úteis, mas são super limitadas e você só consegue usar uma a cada fase.

Além disso, nas três fases de pontuação do jogo, temos uma pontuação especial no castelo onde o Rei se encontra.

Nesse caso, os jogadores que estiverem no nível 1, 2 ou 3 (combinando com as respectivas fases de pontuação) recebem 5, 10 ou 15 pontos à mais e no final da 3ª fase de avaliação, quem tiver mais pontos é o vencedor.

 No final, castelos enormes e todo mundo tentando pegar
os pontinhos extras do Rei.

Além dessa forma de jogo, ainda temos opções com cartas de objetivos, que dão uns pontinhos extras e dão uma vida nova ao jogo depois de algumas partidas.

Torres é um jogo apertado, inteligente, e é um daqueles clássicos que merecem estar na coleção de todo mundo, e agora está de novo no mercado com uma versão super bonita e que chega no Brasil pelas mãos do pessoal da Devir.

http://www.gameofboards.com.br/

Nenhum comentário: