sexta-feira, 11 de maio de 2018

TOP 3 : Dungeon Crawlers


Eu geralmente tenho preferência por jogos euros ou mais estratégicos, mas vivi grande parte da minha adolescência jogando RPG's, e quando migrei para os jogos de tabuleiro modernos e descobri os primeiros "dungeon crawlers" sempre que dá, jogo uma partidinha deles.

No mercado temos um monte de jogos nessa linha, alguns muito bons, outros nem tanto, por isso eu vou comentar sobre 4 (houve um empate técnico) que para mim são os melhores, tanto tematicamente, quando em matéria de mecânicas e diversão.


Com uma pegada de terror e um aplicativo que substitui o overlord muito bem, a segunda edição do Mansions of Madeness é um dos dungeon crawlers mais imersivos do mercado.

O app do jogo deixa as partidas cheias de clima, as miniaturas muito bacanas e os cenários cheios de puzzles e mistérios ajudam para que ele esteja nesse TOP3 e seja tão citado em várias listas de jogos preferidos da galera.



Na segunda colocação tivemos um empate técnico entre dois jogos, com temas de fantasia medieval, cheios de magias, criaturas, espadas e claro, masmorras.

Tanto o Gloomhaven quanto o Sword & Sorcery não usam overlords, os próprios jogadores é que são guiados a movimentar os inimigos conforme os cenários vão avançando.

Pra mim se pegassem o gerenciamento de mão e a parte de iniciativa de um com a AI dos monstros e avanço do personagem de outro em um único jogo, com certeza ele seria o dungeon crawler perfeito.

Mas a vantagem de serem jogos distintos, é que você pode aproveitar as campanhas de ambos e se divertir bastante com esses dois jogões.


Mecânicas simples, atreladas a cenários com personagens conhecidos, somada a chance de você ser um wookie boladão e sem contar que ainda vem com uma versão skirmish (PVP) fazem com que o Imperial Assault seja o primeiro dessa lista.

Não dá pra competir entre ser um mago "whatever" detonando kobolds ou ter um Han Solo como NPC te ajudando a derrotar uma missão com o Darth Vader, é muita covardia.

 Covardia comparar kobolds com stormtroopers.

Mas se isso não for atrativo o suficiente, as regras e mecânicas dele são super simples de aprender, o sistema de evolução dos personagens é bem bacana e agora com o app ainda dá pra jogar sem a necessidade de um dos jogadores ser o overlord.

Imperial Assault é sem dúvida o dungeon crawler mais legal de todos, a cada partida você fica com mais vontade de conhecer mais o jogo, e você sempre fica esperando o próximo capítulo para ver onde será a próxima batalha entre Rebeldes e Império.

 Joguinho brazuca que não deixa nada a dever aos importados.

Como menção honrosa, deixo indicado também o Possessão Arcana da galera da Sherlock S.A. e que o autor é o gente finíssima Thiago Ferri.

Com tema onde magos precisam encontrar itens mágicos para derrotar demônios, o Possessão Arcana saiu via Financiamento Coletivo, teve sua tiragem esgotada e não deixa nada a dever aos dungeon crawlers importados e se você curte o tema, tente jogá-lo que vai te surpreender.

Um comentário:

Heavyman disse...

Eu tenho o possessao archana. O Jogo e muito dificil ganhar no modo campanha e no modo herois arcanos. O jogo e excelente em imersao e rejogabilidade!.