sexta-feira, 6 de julho de 2018

Dissecando o WAR : Vikings



Fechando uma semana falando só de jogos brasileiros, vou falar um pouco da mais nova versão de um clássico, o WAR : Vikings.

Lançando recentemente pela Grow, WAR : Vikings é a terceira nova roupagem do jogo (as outras foram Império Romano e Batalhas Mitológicas), dessa vez ambientado na mitologia nórdica, com direito a deuses interferindo no jogo.

Na sua versão clássica o jogo ainda é o mesmo de sempre, o velho "3 contra 1" para ser o primeiro a realizar o seu objetivo que continuam a ser conquistas de X territórios ou eliminação de concorrentes, as regras avançadas é que dão uma diferenciada bacana.

Caixa grandona, padrão Grow para essas edições especiais.

Desenvolvidas pelo amigo Vince Vader (dos jogos Dominaedro e YN), nessa versão adicionais as regras normais temos a inclusão de cinco deuses (Odin, Loki, Hela, Freya e Thor) e do Valhala.

A parada dos deuses é bacana, quando os seus exércitos são eliminados em combate, o jogador pode escolher devolvê-los para o seu estoque, ou enviá-los ao Valhala, então eles servem de "moeda" para ativar o poder dos deuses para ajudar ou atrapalhar nas batalhas.

 Cada deus tem cartinhas especiais de poder
para usar com soldados.

Outras adições legais ao jogo original são os comandantes, esses vem com 4 cartas de comando e no início do jogo uma é escolhida para a partida e além disso os jogadores tem navios que servem como escudo para invasões costeiras e trazem batalhas marítimas ao jogo.

Ainda não vimos o jogo se encerrando com uma quantidade fixa de rodadas, que pra mim seria uma das melhores adições ao jogo, mas essas regras avançadas dão uma camada estratégica interessante ao WAR.

 Morreu? Pode ir pro Valhala ou de volta pro estoque.

Falando um pouco da qualidade do jogo, cartas, tabuleiro, trilha dos deuses mantém o padrão Grow, que são tabuleiro muito bons e cartas que poderiam ser melhores, mas houve, ao meu ver, uma queda na qualidade das miniaturas, que antes tinham algum detalhamento, passam agora pra silhuetas. Ficou ruim.

No mais WAR : Vikings dá aquela renovada em um jogo que está a mais de 40 anos no mercado como um dos carros chefes em vendas de jogos e ainda tem fãs de carteirinha (e haters ferrenhos).

Cartinhas para os comandantes, uma adição legal ao jogo.

21 comentários:

Alexander Francisco disse...

Acho que também existiu um War Starwars, sem contar com as versões do jogo de origem Risk. RS RS adorei a matéria! Parabéns sempre!

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Eu contei só com as versões diferentes, a clássica (baseada no RISK) não conta... Já do Star Wars você tem razão, acho que tem uma versão baseado no Episode I mesmo...

Unknown disse...

Muito bom!
Se me permite, gostaria de apontar alguns aspectos do jogo que considero bastante relevantes e que não foram mencionados.
Essa versão do WAR é mais enxuta do que as demais, apresentando um mapa com menos territórios que os das versões anteriores. O Mapa menor aliado a mecânica de sacrificar tropas para usar os deuses fazem com que a partida seja muito mais rápida. E esse é o primeiro WAR pensado para dois jogadores.
Parabéns pela resenha!

Henrique disse...

Esse lance de adicionar os Deuses é algo que funciona muito bem no War: Batalhas Mitológicas e agora volta pra dar essa ajuda no War:Vikings.
Uma tristeza é que a queda na qualidade das miniaturas, eu que tenho o War:B.M já estava esperando miniaturas vikings bem no nível do anterior ou melhores, foi bem broxante ver só silhuetas das miniaturas.

Unknown disse...

Preciso de auxilio sobre regras básicas estou confuso war vikings

Unknown disse...

Bom dia quando estou jogando War vikings e nenhum jogador pode atacar o que fazer para continuar o jogo

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Cara, não tem muito como "nenhum jogador poder atacar" pq de uma rodada para outra você recebe novas tropas, isso faz com que você tenha poder novamente para avançar, seja para territórios não ocupados, seja para confrontar seus inimigos...

Unknown disse...

Boa tarde. Tenho uma dúvida. Na regra avançada ao final de cada rodada cada jogador pega uma carta território para troca? Como acontece na regra básica?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Poxa, não vou poder te ajudar nessa, já não tenho mais o jogo...

unknown disse...

só pode pegar uma carta território, se vc conquistar um território... mesmo se conquistar um ou vários territórios, ainda assim só pode pegar uma carta... se não conquistar nenhum território não pode pegar a carta no fim da rodada

Unknown disse...

Duas duvidas. Quando se conquista um territorio com navios diz a regra que são convertidos para as cores do exército conquistador. Mas a duvida é: pega-se o navio do estoque do conquistador e troca-se? Pq diz que se não tiver disponível devolve-se o navio ao perdedor deixando o porto vazio. Disponível no estoque? E outra. Quando o jogador tem somente um território, ele recebe ao menos 1 exército ou somente espera para morrer?

Unknown disse...

Minha dúvida é;
- Quando o Comandante é eliminado, ele pode voltar para minha mão, ou vai para o Cemitério?

Herman disse...

Adaptei meu WAR-2 juntando o WAR-Cards e o Especial com tanques, criei dados especiais para explosão dos homens-bomba e cartas especiais para uso dos navios. Agora vou ver como posso criar uma situação na qual o jogo possa se tornar mais um adversário que avance territórios podendo chegar a dominar um continente. Todas as outras situações já estou usando no jogo só me falta essa do jogo reagir contra os participantes. Vou avaliar as regras desse war vikings pra ver se consigo melhorar as ideias. hermanviana@gmail.com

Heylienne disse...

Quando se joga com dois exércitos (sendo um de defesa e um de ataque) e o adversário apenas com um de defesa, ele pede odin e cai a carta de elimine dois exércitos, como fica ?

Unknown disse...

bom dia,uma duvida nas regras básicas do war vikings posso jogar com 2 pessoas ou do na avançada?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Olá amigo... A anos que eu não pego as regras dele, mas até onde eu lembro, não vejo restrição do WAR para duas pessoas, seja na regra básica ou na avançada...

Rosilda disse...

Alguém pode me ajudar? Comprei o jogo para meus sobrinhos, que nunca tiveram contato com o War, ou seja eles não sabem nada desse jogo e estão com dificuldade. Alguém pode ensiná-los?

Herman disse...

Boa noite. Seguindo as regras básicas sei que dará tudo certo. Mas se tiver alguma dúvida específica é só chamar.

Unknown disse...

Eu gostaria muito de saber se, quando acabam os meus exércitos, eu poderia trocar um exercício de valor 10 por 10 miniaturas de valor 1 que estão no cemitério de Valhala.

Krunami disse...

o que acontece se um atacaten(1) atacar um territorio utilizando odin e o defesor tambem utilizar odin, na qual o defesor pega carta de eliminar 2. o territorio inimigo ficaria sem peca alguma?

Alexandre disse...

Vai no canal do Romir