segunda-feira, 30 de julho de 2018

Ricardo Coração de Leão


O Rei Ricardo I está lutando contra as forças de Saladino durante a Terceira Cruzada, e na sua ausência seu irmão João Sem Terra está juntando seguidores para tentar ursupar o trono e tanto simpatizantes de Ricardo e de João estão em luta para saber qual lado sairá vencedor e quem terá mais prestígio entre os vitoriosos.

Ricardo Coração de Leão é um jogo de intriga e alocação de personagens, no início da partida definimos quais jogadores serão partidários do Rei Ricardo, e quem estará ajudando ao João Sem Terra e se teremos um jogador neutro (caso tenhamos 3 ou 5 jogadores).

Uma vez distribuído os personagens, preparamos um baralho de provisões, que vai ter igualmente cartas de estandarte, de tesouro e de avanço do Rei, cada jogador recebe ainda uma carta de objetivo secreto (que vai lhe garantir prestigio extra caso o seu lado saia vencedor) e o jogo começa.

 O lindo tabuleiro com as localidades que ajudam os jogadores.

As rodadas são dividas em três etapas distintas, na primeira os jogadores se movem uma vez pelo tabuleiro para realizar ações nas localidades, essas ações lhes rendem cartas, moedas ou pontos de prestígio.

Depois da fase de movimentação os jogadores tem a oportunidade de comprar um item da área de compra, e lá podemos comprar melhorias na movimentação, cartas, pontos de prestígio e a habilidade de cada facção.

Terminada as compras vem a fase mais importante do jogo, que a fase de contribuição para a cruzada.

 As trilhas que definem o fim da partida e o lado vencedor.

Nesse momento os jogadores devem contribuir com cartas para que seus lados saiam vencedor, e para isso existem as cartas que vão influenciar diretamente nas quatro trilhas principais do jogo, que são as trilhas de cruzada (que necessitam de cartas de estandartes), a trilha do retorno do rei (que usa a carta do rei) e a trilha do tesouro do rei (que usa a carta de tesouro).

A partir do jogador inicial, cada jogador deve colocar duas cartas para o baralho de cruzada, caso não consiga ou não queira contribuir, o jogador é penalizado com pontos de prestígio. Além disso o jogador pode contribuir com uma carta adicional pagando duas moedas.

Uma vez que todos tenham doado as cartas, embaralha-se tudo e são sorteadas duas vezes o número de jogadores para resolvemos as trilhas.

 As cartas que são usadas na hora de contribuir para cruzada.

A trilha da cruzada anda para o lado do Ricardo ou para o Lado de Saladino pela diferença entre as cartas de estandarte (no caso de empate, não se movem), no retorno do rei, move duas casas caso o rei vença, uma caso haja empate e fica parada caso perca, e a de tesouro fica parada caso hajam mais cartas da facção do Rei Ricardo, ou move uma casa, caso tenham mais cartas do João Sem Terra.

O grande barato do jogo é esse, por que apesar dos jogadores precisarem trabalhar em time, também tem que ficar de olho no amiguinho pra ver se ele não está ganhando prestígio demais e no final vai te passar a perna, então isso rende uns bate-boca engraçados na mesa.

O jogo termina com vitória do lado do Rei Ricardo, quando a trilha da cruzada ou do retorno dele chega ao fim, com vitória do João Sem Terra quando a trilha do Salazar ou do tesouro chega ao fim ou quando a décima rodada termina.

 Mais uma produção impecável (embora over) da Cool Mini or Not.

O lado vencedor então soma seus pontos de prestígio, em quem tiver mais pontos ganha, ou no caso de chegar a décima rodada todos somam seus pontos de prestígio para definir o vencedor.

Ricardo Coração de Leão é um jogo que vai render dedo na cara, perda de amizades, chute na canela, mas tudo dentro da diversão proporcionada, o lance das trilhas é muito legal, e com a inclusão do neutro (que só ganha na condição da décima rodada), o jogo se torna um sucessão de furada de olho e chega ao mercado brasileiro pelas mãos da Conclave.

https://boards4u.com.br/boards4u/

Nenhum comentário: