sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Root


Numa floresta onde a Marquesa de Cat domina a política local, os outros animais tentam mudar isso, cada um agindo da sua maneira para mudar a cenário de Woodland.

Com essa premissa, Root é um jogo em que cada jogador comanda uma das quatro facções e inspirado na ideia do Vast, cada jogador tem uma forma diferenciada de jogar e de ganhar o jogo.

As quatro facções são os gatos da Marquesa de Cat, os pássaros da Dinastia Eyric, os revoltosos da Aliança de Woodland e no meio disso tudo, o guaxinim vagabundo.

 Os pássaros da Dinastia Eyric, difícil de jogar,
mas muito inteligente como essa facção funciona.

O setup inicial do jogo é totalmente diferente para cada uma dessas facções, assim com a forma de jogar e de ganhar pontos, mas a princípio todos tem um mesmo objetivo que é chegar primeiro aos 30 pontos de vitória.

Ia ser muito complicado tentar falar de cada facção, até por só ter jogado uma partida (como a Dinastia Eyric), mas posso dar uma geral para vocês terem uma ideia de como a coisa funciona.

O jogo todo baseia-se em cartas que vão sendo ganhas de várias formas durante o jogo, então tudo se resume, de uma forma geral, em um jogo de gerenciamento de mão, mas a forma em que cada um vai trabalhar com isso é totalmente diferente e foi muito bem encaixada ao contexto do jogo.

 Apesar da cara fofinha, é um jogo de tiro, porrada e bomba.

O grande barato em Root é observar o jogo, é impressionante o trabalho de design aqui, a forma com que cada jogador atua dentro da partida é realmente incrível, a facção dominante, tenta conseguir se manter no poder, enquanto uns tentam espalhar a palavra da revolução, outros tentam roubar cartas e ítens e outros são obrigados a seguir decretos ou pode acontecer uma revolta dentro da própria facção.

As regras básicas até que são simples, a parte de combate é bem tranquila de entender, e as cartas são bem claras, o grande lance aqui é você entender o que precisa fazer para que sua facção ganhe e também observar o que os outros estão fazendo para conseguir marcá-los.

 No tabuleiro, as áreas onde as facções se encontram e interagem.

Por isso a forma com que se ensina o jogo é muito importante, todos saberem o que acontece com os outros, para saber que forma se defender e como atrapalhar o "coleguinha".

Como já falei, para ganhar o jogo uma facção precisa chegar aos 30 pontos, ou abrir mão dessa condição (caso você já tenha pelo menos 10 pontos) para jogar uma carta de dominância, à partir desse ponto essa é a sua nova condição de vitória.

Root é um jogo incrível, dá vontade de jogar várias partidas, variando de facção para aprender como cada uma funciona e depois tentar ganhar com cada uma delas, além disso o jogo é lindo, as cartas tem ilustrações iradas e é muito bom saber que esse jogo está vindo para o Brasil pelas mãos da galera da Meeple BR Jogos.

A Marquesa de Cat e seus gatos que dominam Woodland.

Um comentário:

Unknown disse...

Jogaço! Pleno 2021 ainda jogo bastante aqui, até no celular também com a versão móbile