quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Ubongo


Criado em 2003 pelo designer Grzegorz Rejchtman e trazido para o Brasil pela Devir, Ubongo é um quebra-cabeças abstrato onde temos que formar padrões com peças específicas no menor tempo possível para coletarmos pedras que no final do jogo nos darão pontos.

O jogo dura nove rodadas, cada jogador recebe um set de 12 tiles de formatos diferentes (tipo Tetris) e a cada rodada vão pegar uma das cartelas para montarem o padrão com os tiles disponíveis.

Existem dois tipos de dificuldade no jogo, no modo fácil cada padrão deve ser montado com três tiles, e no modo difícil com quatro tiles, uma vez que cada jogador pegou a sua cartela da rodada, rola-se um dado e vira-se a ampulheta.

 Ao sortear o dado, você precisa fechar a cartela
EXATAMENTE com os tiles exigidos. Foto BGG.

Cada face do dado representa a quais dos tiles você precisa usar para formar o padrão da rodada, e a ampulheta determina quando a rodada termina.

Assim que o primeiro jogador fechar a sua cartela, grita "ubongo!" e à partir desse momento os outros jogadores tem até o término do tempo da ampulheta para tentarem fechar as suas cartelas também.

No caso da ampulheta terminar o tempo sem que ninguém tenha conseguido fechar a cartela, ela é novamente virada para uma segunda chance, mas se ao final do tempo ninguém conseguir, essa rodada termina sem vencedores.

 Mas precisa correr contra o tempo, para pegar as
melhores pedras preciosas. Foto BGG.

Mas voltando ao caso de algum jogador fechar as cartelas, o jogador mais rápido ganha uma safira e sorteia uma outra pedra no saquinho, o segundo mais rápido ganha um âmbar e também sorteia uma segunda pedra no saquinho, caso hajam outros jogadores que também fecharam sua cartela, esses tem o direito de sortear uma pedrinha no saquinho.

Na rodada seguinte cada jogador sorteia uma nova cartela e no final das nove rodadas os jogadores somam os valores que tem em pedinhas (rubis valem 4 pontos, safiras 3, esmeraldas 2 e âmbars 1), quem tiver mais pontos é o vencedor, sendo realizada uma rodada desempate caso mais de um jogador termine com a mesma pontuação.

Ubongo é muito divertido, um jogo de visão espacial e velocidade que pode deixar alguns jogadores mais tensos, mas que depois de pegarem o jeito vão curtir muito as partidas e ele é daqueles jogos que toda família deve ter na coleção pois atende desde os menores até aos mais experientes.

Ubongo é daqueles jogos divertidos que todos
precisam conhecer. Foto BGG.

2 comentários:

Xico disse...

Melhor jogo para se jogar bêbado!

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Ainda acho o Jenga... Mas também nunca tentei o Ubongo, tentarei... HAHhaHAHAh