quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

High Society


Lançado originalmente em 1995 e recentemente ganhando uma versão linda demais pela Osprey Games, em High Society somos excêntricos colecionadores gastando rios de dinheiro por obras raras, mas existem também as furadas que só pessoas assim conseguem entrar, e essas furadas lhes darão pontos negativos ao final do jogo.

O jogo é um card-game de leilão com regras bastante simples, cada jogador tem 11 cartas com valores disponíveis para serem usadas para pagar seus lances, e apenas 16 cartas de obras, sendo que quatro delas tem fundo diferente e são elas que definem o final da partida.

Uma rodada é realizada da seguinte forma, um jogador abre uma das cartas para ser leiloada, você precisa dar um lance ou passar. Ao dar um lance você usa uma das suas 11 cartas, só que os valores das cartas são todos diferentes, e ao baixar uma carta você não pode mais trocá-la, apenas aumentar seu lance com as cartas que estão na sua mão.

Você tem uma mão de cartas para dar lances
 e tem que saber gerenciá-las super bem.

Aí que está um dos grandes baratos do High Society, a cada vitória que você tiver em um leilão, menos cartas você terá, e pior ainda, menos combinações de lance você poderá oferecer, além disso temos o leilão das cartas ruins, que é muito divertido.

Existem cartas que te tiram pontos e a pior de todas a que reduz o seu total final pela metade, e obviamente nenhum jogador quer que ela pare na sua mão, então ao contrário dos leilões normais onde apenas o vencedor paga pelo item, ao leiloar as cartas ruins TODOS os jogadores vão dando lances para se livrar dela, e o primeiro que passar fica com aquele estorvo, em contrapartida é o único a não gastar nada nesse leilão.

O jogo vai prosseguindo dessa forma até que a quarta carta de fundo diferente saia, o que encerra a partida automaticamente, sem haver nem o leilão dessa última carta.

 As 4 cartas de fundo verde, são o que vão indicar
o final do jogo (quando a quarta carta aparece).

Agora acontece outra coisa muito divertida no High Society, os jogadores somam as suas cartas de lance que sobraram em suas mãos, e o jogador com o menor somatório não entra na briga para saber quem será o vencedor da partida, simples assim, mesmo que ele tenha comprado os melhores itens, num grupo de pessoas de alto poder aquisitivo, se você tá pobre, sai do clube.

Definido o jogador que ficou de fora, somam-se as artes de todos os jogadores, e o jogador com o maior somatório é o "bon vivant" vencedor.

High Society é um joguinho leve, divertido e rápido, uma das criações do grande Dr. Reiner Knizia e que realmente podia chegar em solo brazuca, pois é daqueles joguinhos que dá pra levar pra qualquer lugar e geralmente agrada a quem joga.

https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: