sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

TOP3 : Jogos Baseados em Filmes/Séries


Filmes e séries mexem com a nossa paixão, que atire a primeira pedra quem nunca pensou como seria bacana se a sua série preferida ou seu tão adorado filme tivesse um bom jogo de tabuleiro, mas o grande problema é que na maioria das vezes as adaptações são um fracasso.

Existe até editoras praticamente especialistas no assunto, que não conseguem lançar nada de qualidade, adaptações de LOST ou do Walking Dead poderiam render excelentes frutos, mas acabam com jogos fracos, quando não são apenas versões do Monopoly.

Mas nem só de jogos ruins vivem as franquias cinematográficas ou séries memoráveis, existem jogos bastante interessantes que fazem os fãs ficarem bem felizes com o resultado, e aqui eu vou colocar os meus três prediletos para vocês conhecerem.

 LEGENDARY ENCOUNTERS : ALIEN

Baseado na série de filmes que começou com Alien : O 8º Passegeiro (1979), o jogo Legendary Encounters dá um geral em praticamente todos os filmes da franquia num deck-building muito maneiro e desafiador.

As regras dele são tranquilas, mas o jogo é si é bem tenso, pois vamos acompanhando as infestações das criaturas e vamos vendo nossos companheiros sendo contaminados e serem eliminados um a um durante a partida.

Com uma arte muito bacana, bem fiel aos personagens, esse é uma das grandes adaptações de filmes para jogos, e que deixa você com vontade de ver o filme jogado assim que a partida termina.

 STAR WARS : IMPERIAL ASSAULT 

Seguramente a franquia cinematográfica mais conhecida e adorada de todos os tempos, isso se reflete também na quantidade absurda de material passado para os jogos de tabuleiro, tendo desde jogos basicões até "monster games", Star Wars não podia ficar fora desse TOP3 com o meu dungeon crawler preferido, o Imperial Assault.

Contanto com campanhas que apesar de não usarmos os personagens principais do filmes, nos fazem encontrar com eles durante as diversas partidas, no Imperial Assault o apelo das miniaturas, da história de toda a mística do filme nos faz jogar várias partidas dele sem enjoar.

Não bastasse esses atrativos, ainda temos um jogo super consistente, de regras fáceis de assimilar e que pode durar muitas e muitas partidas, na campanha que eu participei foram 11 sessões e ficamos com gostinho de "quero mais".

 BATTLESTAR GALACTICA

O primeiro lugar fica para um dos melhores jogos cooperativos (com sabotador) de todos, no Battlestar Galactica os jogadores passam boa parte do tempo tentando não só arrumar os problemas da nave e se livrando dos cylon, como também tentando descobrir quem é o desgraçado infiltrado tentando arruinar tudo.

Dos três citados é o único baseado em série televisiva, mais precisamente no seu reboot de 2004 que durou até 2009, mas mesmo que você nunca tenha visto nenhum dos seus episódios, a história do jogo te ajudar a entendê-lo e você acaba ficando curioso e vai correr atrás dela.

Lançado em 2008 pela Fantasy Flight, o Battlestar Galactica teve três expansões e colocá-las todas ao mesmo tempo na mesa, faz da partida uma daquelas tardes épicas bem típicas dos jogos da editora.


Como bônus, vale citar um jogo baseado em série de TV criado por autores brasileiros, os amigos Fel Barros e Renato Sasdelli. Narcos foi recentemente lançada pela CMoN e leva para um outro nível os jogos onde parte dos jogadores precisam "caçar" um deles, e com uma arte primorosa é uma das adaptações que podem figurar entre as "bola dentro" nesse mercado cheio de furadas.

Infelizmente nenhum dos jogos citados foi lançado no Brasil, mas a gente sempre fica na esperança que no futuro, boas adaptações cheguem ao nosso mercado, e quem sabe tenhamos bons jogos baseados também em material brasileiro?

https://www.bucaneirosjogos.com.br/kingsburg-segunda-edicao?utm_campaign=eaitemjogo_bannerlateral&utm_source=eaitemjogo&fbclid=IwAR1FZKeJRltB6tr3DkOIb1NFrcjMqRL9UTtMbcx2Ax8jBuKIi9duRrpnGIY

4 comentários:

Shai disse...

Sua resenha contém jogos bons, agora faz uma com jogos ruins de séries e filmes.
Será a lista mais longa feita.
Parabéns.

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Nossa! Vai ficar difícil escolher só três.. hAHahHAhaH

Unknown disse...

O que acha de Godfather Império Corleone, Breaking Bad e Spartacus?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

O Godfather entraria num TOP10, ele é bem legal... O Spartacus o pessoal fala bem, mas ainda não tive a chance de jogá-lo... Já o Breaking Bad ninguém animou muito, aí nem corri atrás pra ver qualé...