segunda-feira, 1 de abril de 2019

Wingspan


Em Wingspan os jogadores são entusiastas de aves que passam seu tempo registrando hábitos e colecionando aves para seus aviários, então a busca do alimento certo, do melhor habitat são muito importantes para sua coleção ser mais imponente que a dos outros jogadores.

No setup especial cada jogador recebe seu aviário, uma quantidade de comida e uma mão inicial com cinco aves, onde você vai escolher algumas para ficarem com você, ao custo de uma ração para carta que você deseje ficar.

À partir dessa primeira escolha a rodada funciona da seguinte forma, os jogadores usam cubos de ação para realização de ações, que podem ser baixar um novo pássaro ou ativar uma das três fileiras do aviário.

 O mostruário de aves, onde vamos escolher novos
espécimes para nosso aviário.

As fileiras tem suas particularidades e representam determinados tipos de habitat. Na primeira fileira temos as aves da floresta, a ação dessa fileira é pegar comida do comedouro, aqui já temos um destaque na produção, o jogo vem com uma torre de dados onde jogamos os dados que representam os vários tipos de comidinhas e ao usar essa ação, pegamos um dos dados dispostos no comedouro e pegamos um marcador daquela comida.

Na segunda fileira as aves dos campos nos dão ovos, esses servem para "pagarmos" a colocação de novas aves, além de servirem como pontos de vitória ao final do jogo e finalmente na terceira e última fileira, com aves dos pântanos, a ação é de pegar novas cartas de aves.

 Quando pegamos novos ovinhos, eles são
colocados nos ninhos das aves.

O grande lance no nosso aviário, é a "engine building" criada durante o jogo, pois ao colocarmos novas aves, elas são sempre colocadas na fileira desejada no espaço mais à direita, e quando ativamos aquela linha vamos passando por todos os espaços e realizando as ações de cada ave pelo trajeto, então a arrumação e até mesmo a ordem de colocação podem te ajudar a deixar sua jogada mais eficiente.

Quando todos os cubos de ações dos jogadores acabarem, a rodada termina, os jogadores tem então uma pontuação de final de rodada, cada jogador marca sua posição baseado em algum critério (como mais ovos em determinado tipo de ninho ou maior quantidade de pássaros de um determinado tipo) e isso é marcado com um dos seus cubos, o que deixa você com menos ações conforme o jogo avança.

Ao final da quarta rodada de ações o jogo termina, contam-se os pontos e o jogador com a maior pontuação é o vencedor.

No nosso aviário, cada novo pássaro vai ajudar a fazer
com que a linha onde ele esteja tenha mais ações.

Wingspan é um jogo muito gostoso, cujo tema encaixa perfeitamente às mecânicas e tudo faz bastante sentido e percebe-se que houve uma pesquisa muito série e bem feita à respeito das aves representadas nele, e com uma duração muito enxuta é daqueles jogos que você termina a partida com vontade de jogar outra.

Como já comentamos anteriormente a produção está super caprichada e ele chega ao mercado brasileiro pelas mãos da Ludofy e como curiosidade fica o fato dele ter sido todo feito por mulheres tendo o design do jogo sido feito pela Elizabeth Hargrave e todas as artes assinadas pelas artistas Ana Maria Martinez Jaramillo, Natalia Rojas e Beth Sobel.

 A produção do jogo é linda, e o comedouro
que serve como torre de dados, dá um charme à mais.

Nenhum comentário: