segunda-feira, 6 de maio de 2019

Tigris & Euphrates


Lançado originalmente em 1997, Tigris & Euphrates recebeu um "banho de loja" pela Fantasy Flight em 2015 e foi essa versão bonitona que chegou ao mercado brasileiro pelas mãos da Galápagos Jogos.

No jogo somos líderes que crescem junto com a Mesopotâmia, berço de todas as civilizações, mas nem todo crescimento é pacífico, então as vezes revoltas e guerras podem fazer com que o poder passe de uma mão para outra e os jogadores precisam saber dosar bem seus crescimentos religiosos, comerciais, agrícolas e seus assentamentos.

O tabuleiro mostram inicialmente 12 templos, além dos rios que dão nome ao jogo,  cada jogador recebe então 4 líderes, um de cada tipo, além disso recebemos aleatoriamente seis tiles que serão usados para o crescimento das cidades em suas quatro esferas de poder.

 No início, tem espaço pra todo mundo, mas a paz
não dura muito tempo.

No seu turno o jogador tem possibilidade de fazer duas ações entre quatro possíveis, as mais comuns são colocar tiles e posicionar líderes no tabuleiro, as outras são descartar tiles para comprar novos e finalmente usar uma das suas duas peças de catástrofe.

Você precisa colocar peças e líderes para pontuar no jogo, sempre que você colocar um tile numa cidade da cor de um líder que você tem lá, você recebe um ponto daquela cor, só que o jogo tem um sistema de pontuação muito peculiar.

Ao final do jogo, os jogadores verão quantos pontos tem em cada uma das quatro cores, a sua menor pontuação é a que vale, e depois comparativamente com os outros jogadores, quem tiver a maior pontuação (entre as menores) é o vencedor.

 Os tiles e pontos ficam escondidos, pois como
eles você resolve os conflitos que vão acontecendo.

O jogo então é um luta turno a turno para tentar equilibrar seu ganho de pontos, para não disparar em determinada cor e ficar prejudicado no final por ter feito uma pontuação muito baixa em outra, pois o que vai contar será justamente a sua "pior" pontuação.

Como foi dito lá em cima, existem também os conflitos, afinal você não vai querer que os outros líderes adversários pontuem, e não podem haver dois líderes da mesma cor na mesma cidade, então ao juntar duas cidades através do posicionamento de tiles, acontecem guerras, essas são resolvidas pelos tiles da cor do líder envolvido na guerra, e é uma forma de ganhar bastante pontos, pois você ao vencer o conflito recebe pontos retirando tiles da cidade inimiga.

 Conforme o jogo avança, começam a aparecer os monumentos
que dão pontos aos líderes das cores correspondentes.

Outra forma de conflito acontece quando um líder é posicionado numa cidade que já tem um líder daquela cor, essa situação é chamada de revolta, e é resolvida pelos tiles de templo e dão apenas um ponto vermelho ao final do conflito.

Tigris & Euphrates é um euro brilhante, mas zero intuitivo, não se sinta mal se nas primeiras partidas você não tiver a menor noção do que está acontecendo, ele é meio isso, super difícil de assimilar, mas quando der o estalo, você vai perceber o quão inteligente é esse jogo.

Outra coisa legal no jogo são os monumentos, eles aparecem se quatro tiles da mesma cor formam um quadrado 2x2, nesse caso eles são virados para baixo e é colocada uma estrutura de duas cores, uma sempre referente a cor dos tiles virada e à partir desse momento, ao final do seu turno se na cidade do monumento você tiver líderes das cores do monumento, você ganha pontos todo turno.

 Quando as cidades se unem ou um líder da mesma cor
aparece os conflitos pegam fogo.

O jogo avança dessa forma, colocando tiles, resolvendo conflitos e ganhando pontinhos, até que uma das duas situações aconteça, ou acabem os tiles a serem comprados, ou restem apenas um ou dois tesouros no tabuleiro, quando isso acontece resolve-se a pontuação como explicada mais acima e o jogo termina.

Tigris & Euphrates é certamente um dos melhores e mais impressionantes jogos de um mestre, o designer Reiner Knizia, mas também é com certeza um dos seus jogos mais difíceis de entender, ele é um euro "cabeçudo" que ao final da partida te dá a sensação de ter tido uma aula de design de jogo, então se você curte uma boa queimação de neurônios, essa versão que chegou ao Brasil é compra obrigatória.

https://www.nerdoffline.com.br/

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom Cacá, o jogo é excepcional!

Unknown disse...

Já estou pensando em adquirir