sexta-feira, 5 de julho de 2019

Hanabi


Corrigindo uma falha lúdica, finalmente tive a oportunidade de jogar o premiado Hanabi, e entender o porquê dele ter ganho (merecidamente) o Spiel des Jahres de 2013.

Em Hanabi cooperam para fazer o mais grandioso espetáculo de fogos de artifício, para isso usamos cartas que variam em número e cores que precisamos baixar na ordem correta para que no final possamos pontuar o maior valor de cada uma das cinco cores.

 Você não sabe as suas cartas, e precisa
ajudar aos outros jogadores a conhecerem as deles.

Mas aí que entra a grande sacada do jogo, os jogadores só conseguem ver as cartas dos outros jogadores, nunca as suas, então na sua vez você tem três opções de jogada, ou dá uma dica para um dos jogadores avisando o número ou a cor de determinadas cartas, ou então você pode baixar uma das cartas da sua mão e colocá-la no espetáculo ou descartar uma carta para ter direito a devolver uma dica.

O jogo é apertado justamente nesse ponto, as dicas não são infinitas, e a cada vez que você precisa dar uma dica para outro jogador, gasta uma carta, então saber gerenciar as cartas de dicas para não tomar penalidade no final é muito legal.

O jogo vai rodando dessa forma até que a partida pode acabar de três formas : com a terceira carta de penalidade sendo recebida, quando o baralho acabar ou se os jogadores conseguirem fazer os 25 pontos das cinco cores no máximo.

 Você tem as cartas de cores e números para fazer
seu espetáculo, além das dicas e penalidades.

No caso de não conseguirem a pontuação máxima, conta-se a maior carta em cada uma das cinco cores e essa é a pontuação final do jogo com uma tabelinha divertida no manual dizendo como foi o desempenho dos jogadores.

Hanabi tem aquele "algo à mais" dos jogos brilhantes, a mecânica é super simples ainda assim desafiadora e divertida ao mesmo tempo, é uma excelente opção de jogo principalmente com a mesa cheia.

https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: