segunda-feira, 22 de julho de 2019

Harbour


Prometido para chegar ao Brasil pela Kronos em parceria com a Ludofy, em Harbour os jogadores são guildas de mercadores tentando fazer os melhores negócios na cidade portuária, mas a cada troca realizada os preços variam e um produto que era super valorizado, passa a não valer muita coisa, e você precisa estar sempre ligado nisso.

Criado pelo Scott Almes, autor super reconhecido pela sua série Tiny Epic, em Harbour temos cartas que servem como localidades, e os jogadores precisam se revezar turno a turno para irem com seu trabalhador até elas e realizarem ações.

Cada jogador começa com um prédio pessoal, e no centro do jogo temos abertos outros tantos prédios (dependendo do número de jogadores) que são prédios que podem ser usados e posteriormente comprados pelos jogadores.

 No seu tabuleirinho inicial, contabilizamos os bens
e ainda temos o poder de cada guilda.

O grande barato do jogo é o mercado flutuante, existem apenas 4 tipos de produtos no jogo, e o valor deles vai variar muito durante a partida.

Toda vez que um jogador vai exportar determinado produto, ele zera aquele tipo de produto do seu estoque, e usa o valor para pagar pelos prédios novos a serem comprados.

 Os prédios comuns ajudam durante a partida
e serão construidos para dar pontos de vitória.

Uma vez que o recurso é gasto, aquele recurso desvaloriza, e os outros ganham mais poder no mercado, então as vezes você tá lá juntando determinado produto e o coleguinha antes de você usa ele pra comprar um prédio e você vê seu estoque desvalorizar um montão.

O jogo prossegue até que um dos jogadores construa o seu quarto prédio, então os outros jogadores terminam a rodada e quem tiver o maior somatório de pontos de vitória é o vencedor.

Eu confesso que não sou tão fã da série Tiny Epic (o único que eu realmente curti foi o Galaxies), então foi uma grata surpresa ver que o Harbour é um jogo bastante gostoso, tem aqueles combinhos de ações que fazer seu turno rodar melhor, além de ser super simples de explicar e jogar.

 Mas os jogadores tem que ficar de olho no mercado,
o valor dos produtos pode mudar de uma hora pra outra. Foto BGG.

https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: