terça-feira, 16 de julho de 2019

Liberté


Situado durante a Revolução Francesa (de 1789 a 1799). Liberté foi lançado em 2001 e um dos primeiros jogos do grande Martin Wallace que viria a ser um dos maiores designers do mundo com jogos como Brass e Steam no currículo.

Em Liberté os jogadores comandam as facções que estão na luta pela tomada do poder na França, dentre monarquistas, radicais e o moderados, os jogadores terão quatro rodadas para definir os rumos da história francesa.

O jogo tem como mecânica principal o gerenciamento de mão e o controle de área, em cada rodada, os jogadores terão diversos turnos para escolherem uma, dentre três ações para realizar.

 Cada região tem diversas províncias à
serem influenciadas.

As ações mais comuns são comprar ou usar cartas, além disso o jogador pode passar, mas isso não o impede de voltar a jogar na mesma rodada, então essa pode ser uma opção estratégica.

As cartas que temos para serem usadas servem principalmente para colocar influência nas províncias e assim conseguir votos para um dos três poderes que estão na disputa, mas além disso, as cartas tem ícones que fazem com que você coloque seus discos na caixa de batalha e cartas também com poderes especiais.

Ao usar uma carta o jogador vai ter uma região do mapa a ser escolhida, vai pegar de um a três marcadores (conforme indicado na carta) e distribuir pelas províncias daquela região.

Fazendo isso o jogador coloca um marcador seu para indicar que você que colocou aquela influência lá, pois outros jogadores também podem ter influência do mesmo partido na mesma província.

 As cartas são a alma do jogo, com elas você influencia
as províncias e pode mudar os rumos das votações.

Além disso o jogador que usou a carta, se ele for de influência, ele pode escolher se descarta ela, ou se coloca na sua frente, essa decisão é muito importante, pois essas cartas servem para uma série de desempates durante a partida e as cartas que ficam na sua frente voltam para sua mão na próxima rodada.

Quando uma das três cores de blocos se esgota, então a rodada acaba e temos algumas definições à serem feitas, a primeira se refere às guerras, todos os jogadores que tenham marcadores no Battle Box entram em conflito, mas para isso precisam ter nas suas cartas baixadas pelo menos um general, quem ganha o conflito, recebe pontos, se o conflito termina empatado, um bloco dos monarquistas é colocado de lado.

Depois temos a contagem de votos de todas as províncias, aí conta-se a caso a caso, com empates sendo mais uma vez definidos nas cartas, e a cada voto, um dos três partidos vai avançando até definirmos o partido vencedor da rodada e damos pontos para quem mais deu influência a ele e a quem mais deu influência ao partido de oposição (o segundo colocado).

 Figuras históricas como um jovem Napoleão
aparecem nas cartas do jogo.

O jogo segue assim por quatro rodadas, mas existem duas formas de fazerem o jogo ficar mais curto, a primeira é se em qualquer votação os radicais tiverem mais de 17 votos, eles ganham e o jogador que tiver o maior somatório de influência e cartas deles é o vencedor, e a outra forma é que em qualquer momento à partir da terceira rodada se os monarquistas estiverem no controle de 7 províncias marcadas com uma flor-de-lis, eles ganham e o os mesmos critérios dos radicais é usado para definir o jogador vencedor.

Liberté é um daqueles jogos brilhantes em quem você na sua primeira partida fica meio sem noção do que está fazendo, mas quando dá o estalo percebe o quão estratégico e inteligente ele pode ser e como cada partida pode ser uma experiência tensa e diferente.

http://hamburgueriabeb.com.br/

Nenhum comentário: