segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Cryptid


Em Cryptid os jogadores serão cryptozoologistas tentando descobrir a prova definitiva da existência deste mítico animal. O problema é que cada um de vocês tem apenas uma pista diferente, confrontar esses pistas vai ser a chave para essa descoberta e vai definir o cryptozoólogo que ficará famoso.

Esse é um jogo em que tudo precisa estar certinho desde a preparação, então uma vez definido a quantidade de jogadores temos a arrumação do tabuleiro e a entrega dos livros de pistas para os jogadores.

O tabuleiro é dividido em hexágonos com cinco tipos diferentes de terrenos (deserto, montanha, água, floresta e pântano), além disso são distribuídos pelo tabuleiro cabanas abandonadas e umas formações rochosas, além disso temos áreas marcadas por bordas, que são locais onde temos presença de ursos e pumas.

 Cada livro vem com diversas pistas, mas você
usa apenas uma para cada partida.

Os jogadores recebem um livro de pistas diferentes entre si, nesse livro temos vários tipos de pistas, e para cada partida o jogador terá uma numeração à ser a sua pista para aquela partida, é muito importante entendê-la, pois uma má interpretação dela pode estragar toda a partida.

Uma vez o jogo estando todo preparado a partida de Cryptid funciona da seguinte forma, cada jogador vai colocar dois dos seus cubos em lugares que ele sabe que NÃO tem a presença da criatura de acordo com a sua pista, depois disso na sua vez o jogador por fazer duas ações : fazer uma pergunta aos outros jogadores ou procurar em um determinado local.

 Ao perguntar aos outros jogadores, você sempre coloca
um cubo, que descarta aquele local para futuras pesquisas.

Fazer a pergunta é uma ação super importante, você vai pegar o seu peão e escolher um determinado local do tabuleiro perguntando "a criatura pode viver aqui?", e à partir do jogador a sua esquerda eles devem colocar cubos, que são lugares onde não pode existir a criatura ou discos, lugar onde de acordo com a pista do amigo pode ser que exista uma criatura.

Na ação de procurar um determinado local você vai ser mais incisivo, pegará um dos seus discos e vai escolher um dos hexágonos que você tem certeza que pode ser o habitat da criatura, colocar o seu peão e perguntar aos outros jogadores se ali pode ser o lugar certo, e da mesma forma os jogadores colocarão cubos ou discos para certificar ou derrubar essa hipótese.

Para ficar claro, as pistas dos livros serão algo como "a criatura mora na floresta ou no pântano", ou então algo como "a criatura mora dentro de uma área de ursos", então baseado nisso você vai seguir uma linha de perguntas para tentar desvendar o local correto.

 Quanto mais discos, mais perto de descobrir o
habitat do mítico cryptid.

Quando na sua vez você não acertar procurando ou perguntando, isso é, se algum outro jogador colocar um cubo no tabuleiro, a sua jogada acaba e você precisa colocar também um outro cubo seu marcando um outro lugar que não pode ser o habitat do cryptid.

Mas no caso de você procurar e todos os outros jogadores colocarem também seus discos, o jogo acaba e você finalmente encontrou a mítica criatura virando o melhor cryptozoologista do planeta!

Cryptid é um jogo de dedução brilhante, você vai querer jogar várias e várias partidas, e por ele ser um jogo que leva menos de uma hora é totalmente possível fazer isso, é bem legal saber que ele vai chegar no Brasil pela Grok Games, só esperamos que venha logo!

O tabuleiro minimalista e as peças seguindo
o mesmo conceito, ajudam bastante no jogo.

https://www.nerdoffline.com.br/

Um comentário:

José Luiz Amado disse...

Fantástico! Brilhante! Elegante!