segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Tuki


Tuki é o quarto jogo da Next Move que a Galápagos traz para o Brasil, assim como os outros ele é um abstrato muito bacana, de produção super caprichada a que traz umas ideias novas de jogabilidade e vamos falar um pouquinho sobre ele.

Inicialmente cada jogador recebe um set de peças, são quatro coloridas e quatro brancas (os blocos de gelo), um dos jogadores rola então um dado, nele existem três símbolos de animais que se repetem com a diferença de ter um bloquinho branco abaixo dele.

A face indicada do dado vai te dizer a posição da carta que vamos precisar representar com os blocos coloridos então os jogadores precisa dar seu jeito de fazer com que as suas peças fiquem equilibradas usando os blocos de neve para ajudar.

 Cada jogador recebe um set de peças para
montar o desenho indicado na carta.

Os jogadores vão terminando suas tarefas, quando todos estiverem terminado verifica-se se todos acertaram, no caso de todos terem acertado o último que montou sua composição fica com a carta da rodada, casa alguém tenha errado, esse jogador fica com a carta.

Vale observar que as faces do dado que mostram os animais com bloquinho branco precisam obrigatoriamente ter na sua base um dos blocos de gelo.

Quando um dos jogadores ficar com cinco cartas de rodada, o jogo acaba o jogador que tiver menos cartas é o vencedor.

 No final todos verificam se o desenho ficou correto
e o jogador mais lento recebe a carta (que é ruim).

Tuki é um jogo muito divertido, mas uma coisa me incomodou muito, a editora (a Next Move lá de fora) optou por fazer um jogo para quatro pessoas, mas colocou apenas três conjuntos de peças, então na partida para quatro jogadores eles deram uma "acochambrada" fazendo com que um dos jogadores não participe da rodada e fique responsável por rolar o dado e tirar a carta, achei caído demais, mas tirando isso novamente uma produção linda e mais um bom abstrato para a série.

https://www.nerdoffline.com.br/

Um comentário:

Julio Góes disse...

Fiquei bem p### tbm com a questão de mandar set para apenas 3 jogadores.