quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Whistle Stop


Acompanhando a expansão ferroviária americana, Whistle Stop traz um pouco dessa sensação onde atendemos a demanda das cidades, conseguimos ações das empresas para no final sermos a companhia com mais fama dos Estados Unidos.

Whistle Stop tem um mapa modular onde inicialmente colocamos os tiles de final de caminho, uns tiles de cidade no centro e alguns de caminho na primeira coluna à direita, além disso, são sorteadas melhorias que os jogadores podem comprar durante o jogo.

Além disso, cada jogador recebe 3 tiles de caminho (ou cidade), alguns carvões e um apito, além dos trens que serão posicionado no espaço de partida.

 Começando ao leste do tabuleiro, você
vai montando as rotas durante o jogo.

As rodadas são super simples, o jogador inicial distribui dois carvões por jogador, cada jogador então tem a possibilidade de fazer até quatro ações de movimento, gastando carvões ou apito, ou gastar recursos para comprar até duas melhorias.

Para andar com o seu trem é simples, você gasta um carvão para andar de uma parada até a próxima sempre em direção ao oeste, podendo pular seus próprios trens, ou gasta apitos para ir até duas paradas, podendo nesse caso inclusive voltar em direção ao leste do tabuleiro.

 Recursos "RGB" são mais valiosos que os
"dark", além das ações, muito importantes.

Algumas paradas vão te dar recursos, esses recursos servem para pagar as melhorias, mas também para ao chegar à alguma cidade, cumprir a sua demanda e assim ganhar pontos de fama, pois caso você não consiga chegar lá com os recursos pedidos, perde uns pontinhos.

Mas sempre que você parar em alguma cidade, ganhando ou perdendo pontos, você vai receber uma ação de uma das companhias ferroviárias do jogo, e essa ações pode render bastante pontos no final do jogo, então vale a pena ficar ligado nisso.

Mas o grande lance é você tentar chegar com seus trens nas estações finais à oeste do tabueleiro, pois ao chegar lá você entrega os recursos solicitados, ganha pontos de vitória e ainda consegue estacionar seu trem em espaços que vão te render uns recursos que pode dar um levante legal para rodadas posteriores.

Conforme o jogo avança, o tabuleiro fica mais preenchido.

Assim as rodadas vão seguindo dessa forma, até que uma das condições de final de jogo seja alcançada : ou o final das rodadas definidas pelo número de jogadores, ou um dos jogadores chegar com todos os seus trens ao destino final, e assim vemos a pontuação de cada jogador somando recursos, ações das companhias, pontos em melhorias e quem tiver mais fama é o vencedor.

Whistle Stop é um joguinho de trem na melhor escola de "pick and delivery", e vale muito à pena para os fãs dos jogos do gênero, e além disso o jogo chega ao Brasil com uma qualidade muito boa pelos amigos da Paper Games, então vale conferir.

https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: