terça-feira, 12 de novembro de 2019

Santo Domingo


Em Santo Domingo, recém lançado pela Paper Games no Brasil, os jogadores serão importantes mercadores tentando tirar lucro dessa que foi uma das mais importantes cidades mercantes do "novo mundo" durante o século XVI.

No setup inicial cada jogador receberá um baralho de oito cartas, e com elas todo o seu jogo é resolvido, além disso duas cartas para marcarmos as nossas mercadorias e os pontos de vitória e finalmente montamos no centro da mesa um tabuleirinho onde serão marcadas as trilhas de comércio, mercado e pontos.

As regras são super simples, durante a rodada todos os jogadores escolherão secretamente uma das suas oito cartas e colocarão à sua frente, uma vez que todos tenham feito a sua escolha, abrimos as cartas e pela ordem numérica das cartas resolvemos as suas ações.

 As cartinhas são a alma do jogo, e saber
o momento de jogá-las é crucial.

O grande barato do Santo Domingo é justamente aqui, as cartas geralmente são variações entre pegar coisas, sejam pontos ou mercadorias, ou trocar coisas, mercadorias por pontos e até cartas por mercadorias.

Mas como o jogo é resolvido na ordem, cartas melhores serão resolvidas depois, então pode acontecer de os jogadores irem de olho grande e acabarem conseguindo menos coisas se tivessem sido mais humildes, então o jogo precisa ter uma leitura de mesa muito grande.

Além disso outra coisa bem interessante do jogo é o tabuleirinho central, como alguns elementos são retirados diretamente desse mercado, é preciso ficar de olho nele para tentar explorá-lo da melhor forma.

 O mercadinho central precisa sempre ser
observado para melhor aproveitamento.

A rodada termina depois de todas as cartas terem sido resolvidas, então o mercado anda conforme o número de jogadores e verifica-se se nenhum jogador atingiu 30 pontos de vitória, caso ainda ninguém tenha chegado a essa pontuação, o jogo segue para uma nova rodada.

Santo Domingo é um jogo bem apertadinho, inteligente e que requer muita observação das cartas jogadas pelos outros jogadores para saber o melhor momento de descer às suas, e como são apenas oito cartas, a marcação é sempre cerrada deixando um joguinho rápido bem tenso.

https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: