quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Lhama


Como está virando uma marca registrada, a Paper Games lançou recentemente mais um excelente jogo de cartas, dessa vez trata-se do Lhama, jogo do mestre Reiner Knizia que foi indicado ao Spiel des Jahres e agora vamos falar um pouquinho dele.

Em Lhama temos um baralho com cartas numerada que vão de 1 a 6, além da simpática figura da lhama, os jogadores recebem inicialmente uma mão de 6 cartas e precisamos nos livras delas, pois elas vão se tornar pontos negativos no decorrer da partida.

A rodada funciona da seguinte forma, abrimos uma primeira carta no centro da mesa, então os jogadores um por vez tem três opções de jogada : baixar uma carta, que deve ser de valor igual ou um número superior à que está no centro da mesa, comprar uma carta para a mão ou passar baixando as cartas que ainda tiverem com ele à sua frente.

 Você pode sempre colocar cartas iguais, ou superiores
um número na mesa. Depois do 6 vem a lhama e volta pro 1.

A lhama funciona como um recomeço, ela é usada após o número 6 e os jogadores recomeçam a contagem a partir dela, só que passar deixando lhamas na mão não é uma boa ideia e já explico porquê.

A rodada termina quando todos os jogadores passam ou se um dos jogadores "bate" conseguindo baixar todas as cartas da sua mão.

Quando isso acontece os jogadores vão receber pontos negativos baseados nos valores nominais da carta, mas como em todo bom jogo do Knizia a pontuação não poderia ser tão simples, então você só perderá pontos por uma das cartas daquele valor, ou seja, mesmo que você tenha oito cartas de valor 6, perderá apenas 6 pontos.

 Conseguir se livrar das cartas, ou saber a melhor
hora de passar é importante aqui.

Como disse lá em cima, tentar se livrar das lhamas é primordial, pois no final as que ficarem na sua mão valerão 10 pontos negativos e isso é ruim, mas também pode ser interessante, pois quando um jogador termina a rodada "batendo" ele pode se livrar de uma ficha negativa.

O grande barato aqui é que temos fichas negativas de 1 e 10 pontos, então você pode ao bater se livrar de uma ficha, seja ela que qualquer valor.

O jogo termina quando algum dos jogadores tiver 40 pontos negativos e aquele com a menor quantidade de pontos negativos é o vencedor.

Lhama é um jogo de observação, saber o melhor momento de passar, e de ficar de olho nos próprios pontos para tentar ter sempre sempre fichas grandes pra se livrar, aqui 10 negativos acaba sendo mais interessante do que 9.

Fichas negativas de 6 e de 10.
 
https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.bucaneirosjogos.com.br%2Fbuscar%3Fq%3Dteotihuacan%26utm_campaign%3DeaitemjogoTeoti%26utm_source%3Deaitemjogo%26fbclid%3DIwAR3UQWrGiiuohOzmYawjeR6Sk8xXckiYTgsjbo05fZ4m2lPmHGT2WeJ9zkk&h=AT3KeiVfXrSEJzLgt__c4CU1UeR2WWSlHrzmmr11DeXefv97E6_qKDbcv1ryXCzPRDZjJETz2cV-cZQXEhrW6rzixnw0zk3RzThQnT1q9wWGjf1nsKD-NqYo3f34MHYLPTE

Nenhum comentário: