quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Paris: La Cité de la Lumière


Lançado recentemente pela Devir, Paris: La Cité de la Lumière é um jogo para duas pessoas em que os jogadores irão aproveitar a chegada da energia elétrica na "cidade luz" para construir seus prédios próximo aos postes e assim chamar maior atenção dos visitantes.

Uma vez que cada jogador recebe seu kit de peças, composto por 8 tiles de ruas, seus 4 discos de ação e suas chaminés, sorteiam-se oito cartões postais para a partida (esses cartões são efeitos que acontecerão durante o jogo) e a partida pode ser iniciada.

O jogo funciona em duas fases distintas, na primeira fase, os jogadores se alternam em turnos onde podem realizar uma entre duas ações possíveis, que são colocar um dos seus tiles no tabuleiro ou pegar um dos prédios que serão construídos posteriormente.

 Na primeira fase você vai preparar as ruas
de Paris para os prédios que vão chegar.

O lance dos tiles é que eles são divididos em quatro espaços cada, que podem ser da cor do jogador, da cor do adversário, uma cor neutra ou ter um espaço com um poste de luz e a sacada é tentar colocar espaços que sejam úteis para você na hora de construir os prédios, que tem formatos diferentes (sabe as pecinhas tipo Tetris? isso aí) e quanto maior elas forem, mais pontos podem render para você.

Uma vez que os dois jogadores tenham colocado todos seus tiles e estão satisfeitos com os prédios que pegaram começa a segunda fase onde os jogadores também alternam turnos que podem fazer uma entre duas ações, que são, colocar um dos prédios escolhidos anteriormente ou colocar um dos seus discos de ação em um dos cartões postais e realizar a ação escolhida.

O lance da construção aqui é que você precisa que o seu prédio seja muito iluminado, e só pode construir em espaços da sua própria cor ou em espaços neutros.

 Os prédios tem formatos complicados, então preparar
as ruas de forma a conseguir encaixá-los é fundamental.

Já os cartões postais tem os mais diversos tipos de efeitos, como construir em cima de postes, colocar um chafariz que dará pontos à mais, ou um busto de uma personalidade importante que dará pontos pelos espaços vazios no seu entorno.

Uma vez que os jogadores não consigam mais colocar nenhum prédio e os postais tiverem todos sido usados, o jogo termina e os jogadores contam seus pontos multiplicando o número de casas de cada prédio pelos postes que estejam adjacentes a eles, além de pontos pelo seu maior conjunto de prédios vizinhos, além de possíveis pontos pelos cartões postais e perdendo pontos pelos prédios não construídos.

A Devir tem se notificado ultimamente por trazer jogos que não estão muito no radar e acabam por serem agradáveis surpresas, e o Paris: La Cité de la Lumière é um excelente exemplo, pois é um jogo com bastante observação e estratégia, com regras super simples e rapidinho de jogar.

Quanto mais postes de luz seus prédios tocarem, mais
pontos você ganha ao final da partida.

https://www.bucaneirosjogos.com.br/buscar?q=Teotihuacan%3A+Late+Preclassic+Period&utm_source=eaitemjogo

Um comentário:

Wesley Prado disse...

Amo jogos para duas pessoas, tanto pelo design contido como pelo fato de minha esposa ser a companhia mais comum quando jogo (sem ser BGA, Yucata, etc). :)