quarta-feira, 4 de março de 2020

Karekare


Quatro tribos disputam os melhores territórios para suas plantações e habitações, e assim ganhar mais prestígio entre os novos exploradores de Karekare.

Trazido pela Devir, em Karekare cada um dos jogadores vai ser responsável por fazer sua tribo prosperar, em um jogo onde a mecânica principal é a colocação de tiles.

Inicialmente temos três tiles pré colocados, cada jogador fica com dois tiles na mão para usar durante a partida, além dos seus barcos, cabanas e marcadores para os campos de batata doce.

 A cada peça colocada, uma série de ações
é disparada.

O jogo é dividido em três era, que são marcados por pilhas de compra de tiles, em cada turno o jogador da vez pega um dos seus tiles da mão, coloca adjacente a algum previamente colocado na mesa, realiza as ações correspondentes e compra um tile novo para repor a mão.

A sacada no Karekare é justamente na colocação dos tiles, pois existem quatro tipos diferentes de tiles : colina, água, campo e floresta, e dependendo do tile colocado e em qual vizinho ele encostar, você vai disparar ações diferentes.

Então você pode colocar um tile de campo adjacente a um de água e um de floresta para realizar ações para tira um dos seus barcos e ganhar pontos e ganhar batatas doce, mas se você coloca um de floresta encostando num campo, a ação já passa a ser outra, nesse exemplo você ganharia uma madeira de recurso.

 Você tem as suas pecinhas e os recursos para
poder construí-las.

Esse monte de possibilidades tornam o Karekare um jogo bem único, cada peça colocada precisa ser pensada para conseguir disparar as ações mais interessantes, sem deixar muita brecha para outro jogador conseguir também se levantar com algum vacilo seu.

Quando uma pilha de compras acaba, a era é terminada e acontece uma pontuação onde nas duas primeiras eras ganha-se pontos por barcos e cabanas enquanto na última era temos outros tipos de pontuação por recursos, quantidades de marcadores de campos e no somatório quem tiver mais pontos ganha.

Karekare é um jogo bem curioso, ele começa te dando uma impressão estranha, mas conforme a partida vai evoluindo e você começa a sacar mais da colocação dos tiles, ele vai ficando mais e mais bacana, vale aqui também falar da campanha muito bem bolada que a Devir fez para o jogo, mandando para os criadores de conteúdo um cartão postal avisando da chegada do jogo, muito simpático e criativo.

Mais pro final do jogo, Karekare vai ficando
totalmente povoada.

Um comentário:

Leonardo Leitão disse...

Esse jogo me surpreendeu positivamente!