segunda-feira, 16 de março de 2020

Lembra desse? Othello / Reversi


Lançado na Inglaterra em 1883, Othello (ou Reversi), é um jogo para dois onde você precisa transformar as peças do adversário na sua cor, para no final ter a maioria no tabuleiro.

Utilizando um tabuleiro com uma matriz de 8x8, cada jogador coloca ao centro duas de suas peças e na sua vez pega uma peça de fora para colocar no jogo.

Ao colocar uma nova peça, o jogador precisa reparar se ao final de uma linha reta existe outra de suas peças, e todas as peças adversárias nessas retas (sejam lá quantas forem), são viradas para a cor do jogador que acabou de se posicionar.

 Na sua versão mais conhecida, com tabuleiro
verde e peças brancas e pretas.

O jogo segue assim alternando os jogadores, até que não hajam mais espaços disponíveis no tabuleiro, faz-se uma contagem das cores, e quem tiver a maior quantidade, é o vencedor.

Othello é um daqueles jogos que fizeram parte da vida de muitas das crianças dos anos 80/90, era do tipo jogo clássico de se ganhar e sempre fez sucesso pelas regras simples, mas engana-se quem pensa que ele é um jogo fácil.


Entrando na linha dos jogos de estratégia que quanto mais você joga, mais você aprende com ele, Othello tem aquela curva de aprendizado digo nos grandes jogos.

No Brasil ele foi durante muitos anos comercializado pela Grow, mas hoje em dia você consegue uma versão bem bonita em madeira feita pelo pessoal da Mitra Jogos.

E mesmo com a onda de lançamentos de jogos novos, a Federação Brasileira de Othello (filiada a World Othello Federation), mantém desde 2007 um Campeonato Brasileiro anual que conta sempre com muitos entusiastas do jogo.

 A bonita versão da Mitra é a que você encontra
hoje em dia no mercado.

https://www.bucaneirosjogos.com.br/buscar?q=Teotihuacan%3A+Late+Preclassic+Period&utm_source=eaitemjogo

2 comentários:

Gorila Games disse...

Pior que eu tenho esse em casa, rs.

Parabéns pelo blog, amigo!

Abraços!

Bruno disse...

Um tabuleiro feio é esse de madeira. Queria encontrar um daqueles de plástico que não fosse dobrável.