segunda-feira, 6 de abril de 2020

Ludoteca Básica : El Grande


Quem me conhece um pouco, sabe que o El Grande é o meu TOP 1 de todos os tempos, e não é de hoje, ele foi um dos primeiros jogos que eu conheci dentre os modernos e foi o primeiro jogo importado que eu comprei na vida (lá em 2005), mas curiosamente só tinha escrito sobre ele para a extinta revista Stratego, então resolvi corrigir isso.

Criado em 1995 pela dupla Wolfgang Kramer e Richard Ulrich, ele é considerado por muitos como o avô dos jogos de controle de área e também o primeiro jogo a ter a trilha de pontuação anexada ao tabuleiro, tantas foram as "revoluções" trazidas por ele, que lhe renderam o Meeple's Choice Award de 1995 e o Spiel des Jahres de 1996.

No jogo, situado na Espanha medieval, somos os "Grandes", ou seja, nobres que tentam ganhar influência nas regiões espanholas e dentro do castelo para assim chamar atenção do rei.

As cartas de ação, são a alma do jogo.

Como boa parte dos euros clássicos, El Grande tem regras muito simples, cada jogador recebe um baralho com 13 cartas de poder, além disso tem os nossos cavaleiros, alguns já com lugar na corte, e outros que precisam vir das províncias para a corte.

Além disso o tabuleiro principal tem as regiões, o castelo e cartas de ação, formadas por cinco pilhas e que são a alma do jogo.

Na sua vez o jogador inicial escolhe uma das suas cartas de poder que tem dois valores, o primeiro (de 1 a 13) vai definir a sua ordem de escolha das cartas de ação na rodada, e além disso um número de cavaleiros que você vai passar da província para a corte.

 Uma vez no tabuleiro, é uma disputa
acirrada pelas regiões.

Os jogadores então definida a ordem do turno, começam a escolher as cartas de ação. São cinco pilhas, o número delas (1 a 5) primeiramente define a quantidade de cavaleiros que vão da corte para o tabuleiro, além disso cada carta tem uma ação diferente, que vai influenciar diretamente ao turno.

Essas ações variam entre movimentação de peças no tabuleiro, movimentação do Rei, pontuar regiões entre outras, e a colocação dos cavaleiros depende muito da localização do Rei, pois as peças só podem ser colocadas nas regiões adjacentes à ele, nunca onde ele está.

O jogo vai prosseguindo dessa forma durante três turnos, ao final do terceiro, sexto e nono turnos há uma pontuação geral do tabuleiro, onde avalia-se cada região para ver quem está com a maioria para ganhar os pontos ali marcados.

 As cartas de poder servem para ordem do
turno e trazer cavaleiros para corte.

O que faz do El Grande um jogo brilhante é justamente você conseguir se posicionar no tabuleiro, saber o momento em que é preciso ficar mais pra trás na escolha das ações, ou quando gastar a carta mais alta para ser o primeiro, saber deslocar os cavaleiros inimigos para lhe tirar pontos, enfim, muita estratégia, muita observação e muita pernada.

Ao final da terceira fase de pontuação o jogo termina e quem tiver mais pontos é o vencedor.

El Grande faz 25 anos agora em 2020, e ainda hoje é um jogo que não envelhece, e as edições especiais (a Decenial de 2005 e a Big Box de 2015) trazem expansões que mudam aspectos do jogo e deixam ele com experiências novas sempre dando uma revigorada caso você já esteja "cansado" do modo básico.

 Meu primeiro jogo importado, El Grande é ainda
hoje o meu TOP 1.

Infelizmente é um jogo que ainda não deu as caras no Brasil, mas a Big Box foi lançada na Europa pela Devir, então quem sabe a gente possa vê-lo em algum momento sendo lançado no nosso mercado?

Na minha opinião, dos grandes jogos clássicos é o único que ainda não chegou, mas se você tiver como jogar ou até mesmo como conseguir comprá-lo, ele é Ludoteca Básica com certeza!!

https://www.acessoriosbg.com.br/&utm_source=eaitemjogo

2 comentários:

Unknown disse...

Jogo nota 10 e realmente indispensável em qualquer coleção

Leonardo Leitão disse...

Acabei de adquirir minha Bigbox, sou novo no Hobby e se tornou meu favorito de cara! Simples mas altamente profundo.