segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Conspiracy : Abyss Universe

 

Baseado no universo subaquático criado pelo grande Bruno Cathala em Abyss, Conspiracy volta às intrigas políticas da sua versão "mais velha" e aqui precisamos montar o grupo mais poderoso dentro do Senado, e para isso vamos tentar recrutar as pessoas mais poderosas das 5 casas influentes do fundo do mar.

Inicialmente temos um deck onde estão personagens das 5 casas do jogo, variando valores de 0 a 6 e cada um deles dando alguma coisinha como chaves para tomarmos posse de locações, pérolas que são a grande fonte de riqueza do jogo, entre outras coisas.

Na sua vez, o jogador pode escolher abrir de uma a três cartas (uma de cada vez) e pegar um dos nobres para a sua pirâmide invertida, as cartas que não foram escolhidas vão para um descarte separado por cor da casa.

No começo, poucos nobres disponíveis e
algum estudo pra saber de onde comprar.

Se na sua vez já existirem esses descartes você pode escolher ao invés de abrir novas cartas pegar uma cor do descarte inteira e levar para você.

Ao puxar esses nobres você primeiramente verifica se ele tem o valor mais alto dentre os da mesma casa, se sim, coloque o marcador da casa sobre ele pra te lembrar, depois veja se existem chaves, no caso de você ter duas chaves iguais (ou três diferentes) em sequência, você pode pegar um dos prédios disponíveis para você.

Esses prédios ficam em um deck à parte, inicialmente existe uma carta já aberta, mas você pode optar por abrir de uma a três cartas para comprar um dos prédios para você (os que sobrarem ficam disponíveis para as próximas compras) e eles servem basicamente para mudar alguma regra durante a partida ou para pontuação de final de jogo.

Precisamos acompanhar o avanço do Mestre
da Moeda, são pontos importantes do fim do jogo.

 
Além disso temos a contagem de pérolas, a cada nobre convocado, também verificamos se ele te dá alguma pérola ou não, inicialmente ninguém controla o Mestre das Pérolas, mas à partir do momento em que o primeiro jogador conseguir a sua, fica uma disputa por esse título que vai valer pontos ao final do jogo.

Outro lance aqui no jogo que se deve observar é tentar deixar o máximo de nobres de uma mesma casa juntos, pois ao final do jogo a sua maior coalizão vai te dar pontos pelo número de nobres adjacentes.

O jogo prossegue até que o primeiro jogador feche a sua pirâmide invertida, então partimos para a contagem de pontos, que são o valor do maior nobre de cada casa, somando o valor da coalizão, dos efeitos das locações e o bônus para o Mestre das Pérolas, e o jogador com o maior somatório é o vencedor.

Conspiracy tem muitos elementos do Abyss, mas de uma forma mais compacta e dinâmica. eu gostei muito de como o jogo se desenrola e claro, da beleza da arte que mesmo não sendo do mesmo autor do jogo anterior, remete muito ao clima do mesmo e da apresentação, novamente utilizando caixinhas (aqui latinhas metálicas) em cinco versões diferentes.

Quando um jogador termina sua pirâmide,
dispara o final da partida.

Nenhum comentário: