quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Cosmos

Em Cosmos, próximo lançamento da Dijon Jogos, os jogadores são protoplanetas orbitando da grande Beta Eva, e nesse processo coletamos os elementos necessários para que possamos. no decorrer de bilhões de anos, nos transformar em um planeta de verdade.

No setup, cada jogador recebe um tabuleiro individual onde estão as informações do seu planeta em formação, uma cartinha de micro organismo (que indica quais elementos você começa) e o principal, um deck de ações que vem com 5 cartas comum a todos os jogadores e uma específica de cada planeta.

Além disso temos o grande (e lindo) tabuleiro central onde ficam a Beta Eva ao meio, e os planetinhas orbitando a grande estrela, quatro decks de compra são dispostos nesse tabuleiro, três entram em todas as partidas, um dos espaços tem decks diferentes para você escolher na hora da partida e é claro, todos os elementos que são os recursos que os jogadores usam no jogo.

Tudo no jogo gira em torno (literalmente) da
estrela Beta Eva e seus elementos.

A partida de Cosmos dura 7 bilhões de anos (ou rodadas, não se assuste), cada rodada é composta de 5 fases, onde temos a fase de manutenção, fase dos jogadores, fase estelar, fase de translação e a fase de mudança de temperatura.

A fase onde tudo acontece é a fase dos jogadores, nela o jogador na sua vez, escolhe uma das cartas da sua mão, baixa e realiza a ação indicada e se quiser, pode comprar uma das cartas do tabuleiro central para ter mais opções no decorrer do jogo.

O grande lance aqui é saber usar bem as cartas, pois você ao usar as cartas deixa ela fora de jogo, até que use a "Novo Ciclo" que traz todas as usadas de volta para a mão, então já aqui é necessário uma boa visão do jogo para saber o momento certo ter disponível todas as opções de ação novamente.

Nosso planetinha lutando pela galáxia para
virar um "planetão".

Outra coisa que você precisa ficar super atento, é que inicialmente você só terá três ações por rodada, e acredite, o jogo é muito de cobertor curto, então conseguir mais ações pode ser uma coisa imprescindível durante a partida.

E você consegue ajustar isso no seu planetinha, o tabuleiro individual tem áreas como força gravitacional (que interfere em quantas casas de distância você consegue pegar elementos), rotação (que interfere no número de ações por rodada), atmosfera (pontos importantes durante o jogo) e temperatura (que precisa ficar equilibrado).

Uma vez que todos os jogadores tenham usados suas ações, passamos pra fase estelar onde os elementos vão sendo puxados em direção à Beta Eva, depois a translação onde os planetinhas vão orbitar (e recolher elementos que estiverem pelo caminho) e finalmente alterar sua temperatura e ativar o efeito da cartinha dessa fase, dando pontos ou tirando.

O legal da trilha de pontuação é que ela tem "travas" que são desbloqueadas pela atmosfera, então você pode ganhar pontos durante a partida e não conseguir recebê-los por ainda estar em um nível de atmosfera inferior.

As cartas são a alma do jogo, com elas você faz
as ações necessárias para evoluir seu planeta.

O jogo segue até o final da sétima rodada, aí os pontos do tabuleiro individual são computados, além dos pontos pelas cartas adquiridas (as inicias não dão ponto algum) e o planeta com a maior pontuação é o vencedor.

Tudo nele está lindão, a arte foi muito bem tratada, os textos estão claros, as cartas todas remetem a alguma ação do universo na criação dos planetas, e você termina a partida com vontade de jogar de novo para explorar mais as possibilidades do jogo.

Cosmos é um jogo super inteligente, o Diego de Moeraes teve um trabalho de pesquisa super maneiro e trouxe para o tabuleiro uma experiência que remete muito aos programas sobre astronomia que víamos na TV, além dos nossos passeios pelo planetário (se você nunca foi, procure o mais próximo da sua casa e vá, é muito legal) e entra agora no dia 19 de agosto em financiamento coletivo pelo Catarse e se você curte um euro médio gostoso de jogar, é compra certa.

Tudo no jogo está lindão, fiquem de olho que o financiamento
chega ainda esse mês.


Um comentário:

Unknown disse...

- Mecânica 100% casada com a temática;
- Regras redondinhas;
- 100% nacional;
- ilustrações maravilhosas.

Financiem pessoal, falta pouco para a última meta!!!