terça-feira, 13 de outubro de 2020

River Dragons


Lançado em 2000 com o nome de Dragon Delta, o jogo ficou fora de catálogo por alguns anos, até que em 2012 recebeu uma repaginada e foi rebatizado como River Dragons e finalmente chega ao mercado nacional pela Buró Editora.

No jogo somos pequenos asiáticos tentando chegar ao outro lado do grande rio, antes dos nossos coleguinhas, mas existem perigos escondidos, além dos nossos próprios amigos que tentam sabotar a nossa travessia a todo instante.

Usando a mecânica básica de seleção simultânea de ações, no jogo temos que fazer com que nosso bonequinho consiga atravessar em segurança para o outro lado do rio.

 Você tem cartas que vão ser a alma do jogo,
saber a hora certa de escolher é primordial.

Para isso temo um deck de ações, pedras e as tábuas (numeradas de 1 a 6) com tamanhos diferentes para ajudar no processo.

A regra é super simples, no início da rodada selecionamos 5 cartas e coloca na ordem em que elas vão ser executadas, abrimos uma de cada vez e realizamos a ação na ordem escolhida.

O lance é que como as ações são simultâneas, pode acontecer de uma carta de outro jogador atrapalhar na hora da colocação das pedras e das tábuas, faça que alguém fique na sua frente durante a movimentação ou mesmo use deliberadamente a carta do dragão, que impede uma das suas ações daquela rodada. 

Uma vez escolhidas a ordem das 5 cartas,
abrimos e realizamos uma por uma as ações.

Caso uma ação do adversário te dê uma "rasteira" você cai na água e você tem que começar tudo de novo lá do seu ponto de partida e esse atraso pode ser crucial para as suas pretensões de ganhar a partida.

A rodada se desenvolve na resolução das cinco cartas de cada jogador, e no exato momento em que um dos jogadores consegue ser o primeiro a atravessar o rio, o jogo acaba com ele sendo o vencedor.

River Dragons é um jogo bastante divertido, com muita interação, muita observação do jogo dos outros para tentar prever a ordem das cartas dos amiguinhos e uma duração média que não chega a uma hora, deixando ele naquela categoria de bons jogos familiares, aliás sendo uma das assinaturas do autor, o grande Roberto Fraga (autor também dos divertidos Dr. Eureka, Fila Filó e Wak'a).

Vão ter momentos em que o rio vai ficar
totalmente congestionado.
 

Nenhum comentário: