quarta-feira, 7 de outubro de 2020

TOP3 : Star Wars

 

Dona da franquia mais famosa do mundo desde os anos 80, a série Star Wars sempre se espalhou para outras mídias, como brinquedos, roupas, jogos digitais e para os jogos de tabuleiro.

Numa rápida olhada no Board Game Geek, são mais de 500 entradas com jogos baseados em Star Wars, e eles vão desde adaptações (como o Xadrez ou Uno), até vários jogos focados na história e nos personagens.

Eu estava pra fazer esses TOP3 a algum tempo, mas todos pra quem eu tinha já comentado me diziam para jogar esse ou aquele jogo antes, então foi demorando, demorando, mas acho que agora (mesmo sem ter conseguido jogar o Orla Exterior) pude fazer a lista.


Eu sou fã do Wings of War desde o lançamento (cheguei a fazer uma expansão "fan made" elogiada pelo autor) e foi com grande alegria que eu recebi o X-Wing : Miniatures Game quando lançou em 2012 pela Fantasy Flight.

Com a proposta de ser um jogo com zilhões de expansões e prometendo um cenário competitivo gigante, o X-Wing arrebatou fãs da franquia de forma avassaladora com as suas "navinhas" super detalhadas e regras que atendem tanto aos jogadores casuais quanto aos mais hard-core.

Não tem como não se apaixonar pelas navinhas.

Depois de seis anos de sucesso a Fantasy Flight tomou uma decisão polêmica levando o jogo à sua versão 2.0, fazendo com quem já tinha gasto uma grana precisasse gastar mais para atualizar tudo, então muitos jogadores ficaram pelo caminho, mas ainda assim o cenário competitivo continua enorme (lá fora principalmente), com lançamentos de novas expansões.


O Rebellion foi um dos jogos que todos diziam que eu precisava jogar antes de fazer essa lista, e realmente ela não estaria completa se eu não tivesse conseguido jogá-lo.

Com regras robustas e produção fora de série, ele é daqueles "jogos evento" que todo o fã da franquia deveria jogar, a ideia de cada lado trabalhar de uma forma distinta para cumprir seus objetivos é super interessante, isso agregado ao fato do tema ser muito bem aplicado às mecânicas faz dele um dos grandes jogos de tabuleiro modernos, não atoa deixando ele em 7º lugar do ranking BGG.

Mas apesar de ser indiscutivelmente o melhor jogo da franquia Star Wars, ele para mim não é o meu preferido, esse posto fica com...


O Imperial Assault ganha a primeira posição por ser o jogo mais divertido da franquia, na caixa básica temos uma campanha completa que pode durar umas 10 ou 12 sessões, onde um dos jogadores se torna o "master mind" do Império enquanto o resto do time fica na pele dos Rebeldes.

O grande lance pra mim dele é você ter personagens periféricos da franquia, e de repente você durante a campanha encontra os "figurões" como Han Solo, Chewie e vilões no naipe do Darth Vader.

Além da forma "um contra todos" com a campanha, o Imperial Assault também apresenta formas de jogar "um contra o outro" no sistema de skirmish e mais recentemente a versão contra o aplicativo, que substitui o master mind e dá a oportunidade do dono do jogo jogar tanto de Império quanto de Rebelde e aumenta a quantidade de partidas à serem jogadas só com a caixa básica.

Mesmo com personagens "não famosos" sendo protagonistas
os figurões também dão as caras.

Mas a Fantasy Flight (a casa dos jogos de Star Wars) não fica satisfeita só com os jogos base, o Imperial Assault tem um monte de outras expansões, pequenas e grandes, que fazem o jogo render partidas novas por anos, e fazem qualquer fã ficar feliz demais.

Além desses três, a franquia tem muitos jogos bons, mas também jogos bem ruins cujo tema foi "colado com cuspe", mas aposto que muito ainda vai ser lançado (ainda não temos nada com o bebê Yoda, aguardem)... E que a Força (do cartão de crédito) esteja conosco.

Usar o aplicativo, dá mais uma sobrevida para quem
tem apenas a caixa básica.


Nenhum comentário: