sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Alhambra


Nesse jogo somos construtores na Europa e Arábia tentando construir a mais bela Alhambra, mas para isso precisamos pagar a mão de obra com o dinheiro local de cada trabalhador, o que nos dá algum trabalho durante o jogo.

Inicialmente cada jogador receberá um chafariz central, que o ponto de partida da sua Alhambra, além disso temos o mercado onde serão abertos 4 tiles debaixo de cada um dos quatro tipos de dinheiro existentes no jogo e também temos o banco onde são colocados os dinheiros.

Antes de falarmos um pouco sobre as mecânicas, vale salientar como funciona essa relação do dinheiro com a compra dos tiles.

No mercado, os vários tipos de dinheiro para pagar
a construção dos prédios. Foto BGG.

Existem 6 cores de tiles e 4 cores de dinheiro, ao abrirmos os tiles no mercado eles vão ficar sempre correlacionados com alguma das cores, e só poderemos usar o dinheiro certo na hora da compra, então um dos grandes lances do jogo é termos uma variedade monetária, além de dinheiro trocado.

O objetivo do jogo é crescermos nossa Alhambra para assim durante as três fases de pontuação do jogo, podermos estar na frente ou disputando cada uma das 6 cores de edificação.

A rodada funciona da seguinte maneira, o jogador da vez tem uma ação a ser feita dentre pegar dinheiro, comprar tiles de prédios ou construir/modificar um prédio que esteja no seu tabuleiro de provisão.

Na ação de pegar dinheiro você pode pegar uma carta de valor alto, ou moedas (não importando a cor) cujo somatório não ultrapasse 5.

Existem 4 cores de dinheiro, e você precisa ficar
ligado para ter uma variedade em mãos. Foto BGG.

Já na ação de compras é onde o jogo pega fogo, pois você vai ao mercado comprar tiles para sua Alhambra e o jogo te dá uma possibilidade muito interessante, pois se você pagar o valor EXATO do tile, terá direito a fazer uma nova compra, mas como o mercado só se reabastece ao final do seu turno, com um planejamento legal você pode conseguir 4 tiles de uma vez só.

A colocação dos tiles na Alhambra é muito importante, primeiro tem a regra que que você sempre precisa encostar uma face com areia ou muro para poder colocar a nova peça e a outra coisa é que você tem que conseguir chegar ao novo prédio "andando" pela areia, então os muros não podem nunca bloquear esse caminho e o jogo vai se desenvolvendo dessa forma até que temos as rodadas de pontuação.

No setup inicial são colocadas duas cartas dentre as cartas de dinheiro, quando elas aparecem existem a primeira e a segunda rodada de pontuação que são baseadas na quantidade de prédios que cada jogador tem em cada uma das 6 cores.

Conforme sua Alhambra cresce, tente sempre
crescer seus muros e ter prédios de cores diferentes.
Foto BGG.

Na primeira pontuação só o primeiro colocado ganha pontos, na segunda os dois primeiros e na rodada de pontuação ao final do jogo, os três primeiros em cada uma das cores pode ganhar uns pontinhos.

Além disso cada jogador vai receber pontos pela sua maior extensão de muros e saber colocá-los durante o jogo pode render pontos muito importantes caso você esteja indo mal em alguma das cores de prédio.

O jogo acaba quando ao final do turno de algum jogador não houverem peças de prédio para serem repostas, assim acontece a terceira rodada de pontuação e quem tiver o maior somatório é o vencedor.

Alhambra é um daqueles euros clássicos, super inteligentes, gostosos de jogar e que volta ao mercado brasileiro pela Devir numa versão com design um pouco diferente e com uma torre bacanuda para colocar os tiles e é um jogo que todos deveriam conhecer.

A versão nova da Devir traz diferenças visuais
além de ter a torre-dispencer. Foto BGG.
 

Nenhum comentário: