sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Carnegie


Andrew Carnegie foi um escocês que fez fortuna nos Estados Unidos começando sua jornada como operador de telégrafos mas enriquecendo com a indústria de aço, mas além de ser um personagem de perseverança foi um grande filantropo e benfeitor, que ajudou diversas instituições ao longo de sua vida.

Nesse jogo inspirado em sua jornada, os jogadores também serão empresários que contratarão pessoas, investirão em prédios e ampliarão suas propriedades pelos EUA, mas sem esquecer o lado da benfeitoria.

Em Carnegie temos um grande tabuleiro central com o mapa dos Estados Unidos divididos em quatro regiões (oeste, meio-oeste, leste e sul), cada jogador tem um tabuleiro pessoal que mostra a sua companhia e as várias salas onde você vai precisar alocar os trabalhadores, além disso temos um "mercado" com diversos departamentos que serão comprados ao longo do jogo e também montamos um tabuleiro com uma linha do tempo das ações.

Crescer a sua companhia nas áreas de atuação que
o jogo oferece, é importante para não ficar sem ação.

A partida vai durar exatamente 20 rodadas, em cada rodada um jogador vai escolher uma das quatro ações disponíveis na linha do tempo e avançar uma casa com ela, feito isso uma série de outras coisas acontecerá, como eventos, utilização dos departamentos, ativação dos empregados e assim termina a rodada.

O jogador da vez vai escolher em qual trilha andar aí todos os jogadores vão poder se beneficiar da ação escolhida naquela rodada para então passar a ficha de jogador da vez e uma nova ação ser escolhida.

Na linha do tempo temos 4 tipos de ação que são Recursos Humanos, Gestão, Construção e Pesquisa e Desenvolvimento e para cada uma dessas ações temos uma trilha com 4 colunas que mostram as regiões do mapa além do evento de doação em cada um delas.

O planejamento e a observação para tentar adivinhar
qual ação os outros jogadores vão escolher é crucial.

Ao avançar na trilha a primeira coisa a ser observada é qual evento ele vai disparar, aqui temos basicamente duas opções, vamos pegar os recebimentos da região do mapa onde temos algum trabalhador que tenha sido mandado em missão ou então temos a chance de doar dinheiro para um dos quatro espaços no mapa, essas doações são limitadas e vão dar pontos ao final do jogo.

Depois temos a ativação de cada uma das companhias dos jogadores que tenham departamentos daquela referida ação, nesse momento cada jogador vai poder ativar cada um dos departamentos na ordem que lhe for melhor para conseguir os benefícios.

As ações de Recursos Humanos te darão a oportunidade de mover os seus funcionários pelos departamentos, essa é uma ação muito importante uma vez que esses departamentos só funcionarão tendo funcionários ativos.

Avançar em Pesquisas nos quatro tipos de construção
do seu tabuleiro, ajuda e muito na hora dos recebimentos.

Na Gestão nós corremos atrás de recursos e dinheiro que serão usados para comprar prédios no mapa e departamentos na companhia além de pagar para que os funcionários que foram usados voltem a ficar ativos para as próximas rodadas.

A ação de Construção geralmente vai fazer com que você mande os funcionários em missão para o mapa grande e construa os prédios na região para qual ele foi mandando.

Vale ressaltar que existem quatro tipos de prédios, os de residenciais, os de comércios, as indústrias e as infraestruturas públicas e cada um deles vai ter um papel diferente tanto nos seus recebimentos quanto em pontuação no decorrer e final do jogo.

É muito importante tentar ligar o máximo de cidades
possíveis no mapa dos EUA.

E finalmente a ação de Pesquisa e Desenvolvimento, onde você vai gastar recursos para ir avançando nas trilhas das regiões do mapa grande, melhorando seus recebimentos e posteriormente pontuação no final do jogo, além de aumentar a linha de cada um dos 4 tipos de prédios que você pode construir, você só consegue fichas para fazer construções no mapa dos EUA se investir aqui em Pesquisa e Desenvolvimento.

Já é coisa pra caramba para ficar atento, não é? Mas ainda tem mais, no mapa dos Estados Unidos você precisa também tentar ligar o máximo possível das cidades onde você tem construção, pois é uma forma de pontuação muito importante e pode ser determinante nas suas pretensões de vitória ao final da partida.

Depois das 20 rodadas temos a verificação de pontuação por vários fatores, como conexão entre as cidades, ponto de construção, de empregados ativos, pontos das doações, departamentos construídos, avanços das trilhas de construções, ufa... e quem tiver a maior pontuação, vence!

O autor conseguir adaptar bem o lado filantropo
do Andrew Carnegie com a ação de doação.

Carnegie é um euro queima mufa, com interação, muitas opções de caminhos para vitória, mas com o cobertor curto, primeiro porque nem sempre é você quem vai escolher a ação da rodada, então tem que se adaptar e tentar fazer o melhor com o que rolar e também porque as ações são limitadas, os recursos não são abundantes e tudo precisa ser muito bem planejado.

É um jogo que eu gostei muito, deve sair em breve no Brasil pela Mosaico Games, mas pode ser testado por todos os jogadores pelo Board Game Arena, então minha dica é, joguem que se você for fã dos euros inteligentes, certeza que vai ficar fã (assim como eu).

Um comentário:

Denis disse...

Minha cópia já está encomendada 😄