sexta-feira, 9 de abril de 2021

Relembrando : Contra Ataque


Lançado originalmente em 1982 nos Estados Unidos, Contra Ataque é um jogo abstrato que chegou ao Brasil no ano seguinte pela Estrela.

Nele cada jogador tem um set igual de 12 peças de formatos diferentes, lembrando o princípio do Othello você ao encostar a sua peça na do adversário faz com que aquela peça seja dominada por você e fique da sua cor.

Então na sua vez o jogador vai escolher uma peça do seu estoque e colocar no tabuleiro, para cada peça que a sua encostar ortogonalmente na do adversário, aquela vira da sua cor.

Cada lado começa com a mesma
quantidade de peças.

A grande sacada dele é você tentar fazer com que peças maiores, que dão mais pontos no final, consigam ficar inacessíveis para o oponente, fazendo assim com que elas permaneçam da sua cor até o final do jogo.

A partida vai alternando turno a turno até que não se consiga mais colocar nenhuma peça no tabuleiro, então contam-se os pontos baseados nos valores das peças da sua cor no tabuleiro e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

A sacada é tentar isolar peças de valor alto
pra manter os pontos até o final.

Contra Ataque tem regras simples é rapidinho e tem uma camada de estratégia bastante legal para um joguinho desse tamanho, nessa Páscoa eu estive na casa da minha sogra e futucando o armário de jogos eu encontrei a cópia dele e sempre foi um jogo que me divertiu muito e foi legal ver que ele ainda tem apelo, meus filhos adoraram e jogamos algumas partidas durante o domingo.

Curiosamente essa semana na página da Estrela apareceu uma postagem falando sobre a volta dele ao mercado, ainda que com cores diferentes, mantendo-se totalmente fiel as versões anteriores (e com um preço bastante atrativo em tempos de jogos caríssimos). 

 
A nova versão mudou a cor do tabuleiro,
mas as peças continuam as mesmas.
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Já vi muito jogo da Estrela. Mas esse aí é novidade pra mim. Por um breve momento eu lembrei do "Cilada", também da Estrela.