quarta-feira, 28 de abril de 2021

Teotihuacan : Expansion Period / Shadow of Xitle


A matéria de hoje é um pouco diferente do que a galera está habituada, hoje nós vamos falar um pouco de duas expansões que eu ainda não joguei mas que podem estar chegando ao Brasil, mas para que isso aconteça um Financiamento Coletivo precisará ser feito.

Estou falando das expansões Shadow of Xitle (2020) e Expansion Period (2021) de um dos jogos mais legais que eu joguei nos últimos tempos, o grande Teotihuacan.

O Thiago da Bucaneiros é um grande fã do jogo, e quando a Shadow of Xitle saiu ano passado, ele pensou em trazê-la par ao país, mesmo com o jogo base já tendo sido esgotado, mas a quantidade exigida pela editora original, a Board & Dice, era impraticável principalmente pelo momento em que a editora se encontrava desenvolvendo os dois (excelentes) jogos da parceria com a Marvel (o Battlegrounds e o Comic Hunters) e acabou passando, mas esse ano com a eminência do lançamento de uma expansão maior, a Expansion Period, o assunto voltou a pauta.

Imaginem toda a linha Teotihuacan
de volta ao mercado?

O grande ponto é que continuaria esquisito fazer todo um esforço para trazer uma quantidade grande de uma expansão sem ter o jogo base disponível no mercado, então a Bucaneiros através das suas mídias sociais fez uma enquete aventando a possibilidade de tudo de Teotihuacan voltar ao mercado via Financiamento Coletivo.

A resposta não poderia ter sido mais positiva, de 383 pessoas que responderam a enquete 88,3% disseram que participariam dessa campanha, além disso temos na Ludopedia mais de 740 pessoas que contam com o jogo base na sua lista de desejos, por essas razões a empresa resolveu que valeria à pena essa empreitada.

Foi negociado então com a Boards & Dice uma fatia de 500 unidades do jogo base e dessas duas novas expansões, além de mais uma tiragem de 300 unidades da Late Preclassic Period (de 2019).

Apesar de poucos componentes, a
Shadow of Xitle é uma boa expansão.

Falando um pouco dessas duas expansões, a Shadow of Xitle é uma caixa pequena que traz 10 novas fichas iniciais e 10 novas fichas de tecnologia e servem basicamente para dar uma nova mexida nas configurações do jogo principalmente para os jogadores que já tem bastante partidas dele.

Já a Expansion Period é uma expansão grande e traz 4 novos módulos além de uma nova forma de movimentação para o Teotibot (a versão solo do jogo) para serem adicionados ao jogo base, que assim como na Late Preclassic Period devem ser escolhidos quais serão usados durante o setup inicial do jogo.

Das novidades mais legais dessa expansão, eu fiquei de olho comprido com o Módulo 9 que adiciona um tabuleiro menor com a expansão do império, onde você vai realizar ações na área de Conquista e colocar seus guerreiros que pontuarão durante a fase da lua.

O Modulo da expansão do Império parece
ser um dos mais bacanas da Expansion Period.

Enfim, os fãs do Teotihuacan não tem o que reclamar do que vem por aí e aqueles que ainda não conseguiram sua cópia tem uma oportunidade de ouro de consegui-la a ainda investir nas expansões antes que virem itens que o pessoal mete a mão nos preços de usados.

Em poucos dias o Thiago vai soltar uma newsletter explicando todo o processo de como será essa campanha junto com um "desabafo" de quem além de empresário também é um entusiasta do hobby e como coração e razão as vezes brigam feio para uma tomada de decisão.

Um jogaço, que merece o esforço para
retornar ao mercado nacional.