sexta-feira, 28 de maio de 2021

The Quest for El Dorado


Em The Quest for El Dorado os jogadores estão numa corridinha para tentar alcançar a lendária terra do ouro que está em algum ponto dentro das florestas da América do Sul e para isso vão liderar uma expedição que cresce conforme o jogo se desenvolve para ser o primeiro a usufruir de suas riquezas.

The Quest for El Dorado usa como mecânica principal uma das minhas preferidas, a deck-building, então inicialmente cada jogador receberá 8 cartas básicas e é montado um mercado onde ficam disponíveis sempre 6 outros tipos de cartas (com 12 outras na reserva esperando para irem para o mercado).

O mapa modular mostra espaços de florestas, acampamentos, rios e montanhas (além de alguns espaços especiais) e sempre separando as placas principais temos uma barreira entre uma e outra que é preciso transpô-la para avançar mata à dentro.

Você vai usar as cartas disponíveis na mão,
para realizar as ações da rodada.

Na sua jogada você pode gastar as cartas da sua mão, inicialmente para avançar pelos hexágonos pagando o valor em símbolos descritos neles, mas cuidado, você não pode combinar cartas para passar por terrenos mais difíceis mas pode usar o excedente para ir mais além nos terrenos.

Depois que você avançou pode usar as cartas de moedas para comprar novas cartas no mercado e aumentar o seu deck de jogo.

No mercado do The Quest for El Dorado temos sempre disponíveis 6 cartas para compra com 3 de cada uma delas, você só está liberado para comprar as cartas que ficam esperando para entrar no mercado quando uma das pilhas acaba, aí caso você compre algo de fora aquela pilha entra no mercado no lugar da que havia esvaziado.

No mercado ficam disponíveis novas cartas,
mas na "de fora" ficam outras.

O jogo não tem muitas surpresas, mas funciona de forma muito fluida e como todo bom jogo de corridinha, você tenta sempre dar uma travada nos amiguinhos ficando em posições onde será mais difícil dele conseguir avançar e/ou comprando cartas que seriam úteis para ele.

O jogo termina quando o primeiro jogador chegar na praia da Terra do Ouro, os outros tem ainda uma oportunidade de avançar, se alguém mais chegar à praia o desempate vai pelas fichas de bloqueio que cada um conseguiu coletar pelo caminho, caso contrário o jogador que chegou primeiro é o vencedor.

Mais um jogo gostosinho para se jogar em família do grande Reiner Knizia a produção dele está bem bacana e você consegue encontrá-lo por um preço bem justo, então se você curte um joguinho de corrida light e deck building é uma opção bastante boa.

Você precisa ficar ligado nas fichas de
bloqueio que são critério de desempate.
 

Nenhum comentário: