segunda-feira, 7 de junho de 2021

RetroGames : Knightmare


Quando eu era moleque, já possuidor de um TK-2000 na época, um dia fui a casa de um amiguinho e vi pela primeira vez um MSX, e foi paixão a primeira vista, lembro que quando eu cheguei estava rolando o cartucho do Hyper Olympic, mas o que realmente ganhou meu coração foi quando ele colocou o cartucho com Knightmare.

Neste jogo acompanhamos a saga de Popolon que tem sua amada Afrodite raptada e levada para o Castelo dos Pesadelos do Demônio dos Subterrâneos e precisamos percorrer um longo caminho cheio de perigos e monstros terríveis para resgatá-la.

Knightmare foi lançado em 1986 pela Konami e é basicamente um jogo de tiro rolando verticalmente e como é de costume nesse tipo de jogo conforme vamos avançando conseguimos novas armas e poderes especiais que nos ajudam na hora de enfrentarmos os chefões de fase.

Você vai avançando pela fase com o herói
Popolon ganhando poderes.

Vale dizer que os chefões do jogo são muito legais, são 8 no total que começa pela terrível Medusa e termina com Hudnos (uma espécie de monstro de muitos olhos) e todos tem suas peculiaridades para derrotá-los.

Outro destaque do jogo são suas musiquinhas, mas isso é uma das características dos jogos da Konami para o MSX (e outras plataformas), até a musiquinha do "game over" é legal e todas foram compostas por Miki Higashino.

Apesar do sucesso do jogo no MSX, ele não foi portado para nenhum videogame da geração 8bits, ficando apenas disponível para os computadores dessa família.

Durante as fases você tem que enfrentar umas
criaturas bem chatinhas.

Posteriormente o Knightmare teve duas outras continuações, a Maze of Galious (que chegou a ser portado para o Nintendinho) e a Shalom, mas ambos são bem diferentes do jogo original que acabou ganhando uma versão "gold" criada por programadores brasileiros que deram uma arrumada bem legal nos gráficos e principalmente na música.

Esse é um daqueles clássicos que mesmo depois de décadas, ainda é um dos primeiros que você lembra quando pega um emulador ou está numa conversa sobre os bons tempos dos joguinhos antigos.

Mas são os chefões que vão dar realmente

trabalho durante o jogo.




Um comentário:

Manoel Neto disse...

Eu amo esse jogo. Já fiz alguns gameplays no meu canal. Parabéns pelo tema.

https://youtu.be/BlkqAn2Bj9A