terça-feira, 29 de junho de 2021

RetroGames : Spider-Man, uma RetroSpectiva


Criado em 1962 por Stan Lee e Steve Ditko, o Homem-Aranha é um dos personagens mais icônicos e queridos da Marvel e muitas coisas já levaram a sua marca e claro que os jogos eletrônicos não ficariam de fora do alcance do "amigão da vizinhança".

Desde a sua primeira aparição para o Atari 2600 em 1982 até o mais recente título para PS4/PS5 com o Marvel's Spider-Man : Miles Morales em 2020 já são mais de 30 jogos ou participações em jogos de franqueados da Marvel e com certeza alguns dos seus títulos são inesquecíveis.

O já citado para o Atari 2600 foi o primeiro com personagens da Marvel a ganhar um jogo de video-game e mesmo com as limitações do console ele era bem divertido para época e lembro que era um dos títulos que eu aluguei algumas vezes na locadora.

Questprobe featuring Spider-Man (1984) um curioso
adventure game do "cabeça de teia".

Em 1984 os consoles Apple II e Commodore 64 receberam o Questprobe featuring Spider-Man, uma versão em adventure de texto, muito comum para essas plataformas, onde a aventura era estática e tudo se desenvolvia através de linhas de comando para tentar resolver os enigmas do jogo.

Conforme as plataformas foram melhorando o desempenho, os jogos também começaram a ganhar mais qualidade, mas uma coisa que ficou marcada para os jogos do teioso nas gerações do SNES e Mega Drive foram os jogos com uma pegada mais de bater os inimigos.

Dessa geração o jogo com maior destaque ficou por conta do divertido Spider-Man and Venom: Maximum Carnage para o SNES onde os dois personagens rodam por Nova Iorque atrás dos vilões comandados pelo Carnificina.

As versões para SNES/Mega Drive sempre no
estilo beat'em up.

Mas é com a chegada do Playstation que o "cabeça de teia" começa a ter jogos memoráveis. O Spider-Man (2000) foi a sua primeira versão em 64bits e aquela visualização em terceira pessoa, além de ter um enredo muito bom, puzzles para serem resolvidos e uns chefões de fase bem legais.

Nos anos (e gerações) seguintes o Homem-Aranha recebeu adaptações dos filmes e alguns jogos interessantes como o Shattered Dimensions (2010) para o PS3/Wii/XBox360 onde o jogador passa por várias fases do personagem no quadrinho como a versão Noir e a versão 2099.

Mas foi em 2018 com o jogo para o PS4 que "com grandes poderes trazem grandes responsabilidades" e o console mais poderoso da geração colocou exclusivo para ele o melhor jogo do Homem-Aranha já criado até agora.

A versão para Playstation de 2000 é sem dúvida
TOP3 entre as quase 40 participações do "teioso".

Em Marvel's Spider-Man além de seguir o roteiro do jogo, eu duvido que você não gaste algum tempo só balançando pra lá e pra cá numa Nova Iorque visualmente perfeita, fora que a jogabilidade aqui é de cair o queixo.

Nesses quase 40 anos de vida do Homem-Aranha ele já esteve em mais de 15 consoles diferentes, desde os portáteis e celulares até os Arcades, fato é que o "teioso" é um daqueles personagens que mesmo não sendo o foco principal (como em alguns jogos tipo LEGO) ele acaba sendo um dos preferidos sempre, o que faz com que as desenvolvedoras sempre voltem à ele e a gente pode ter certeza que não importa a geração o "amigão da vizinhança" dará as caras para mais um joguinho divertido.

Em Marvel's Spider Man de 2018 o personagem atingiu
outro patamar em um jogo perfeito.
 

Um comentário:

Thiago Gomes disse...

Que nostalgia ver os jogos antigos do homem aranha. Joguei muito o do playstation, também da versão baseada no filme de 2002, que saiu, se não me engano para o playstation 2. Realmente essa versão de 2018, pra mim, é irretocável, tanto que comecei uma campanha nova, mesmo já tendo feito praticamente tudo o que era possível no jogo quando zerei ele em 2019.